Contrato entre Copasa e Prefeitura de Divinópolis é anulado; empresa tem 5 dias para apresentar defesa - Portal MPA

Publicidade

Contrato entre Copasa e Prefeitura de Divinópolis é anulado; empresa tem 5 dias para apresentar defesa

Postado em 29/12/2021 15:17

Foto: Reprodução/TV Candidés

 

Foi publicada no Dário Oficial dos Municípios Mineiros desta quarta-feira, 29, a anulação do contrato 1053673, firmado entre a COPASA e o Município de Divinópolis, que entrega para a companhia o tratamento do esgoto e o abastecimento de água por 30 anos.

Segundo a publicação: “A Comissão instituída nos autos do PAD em referência torna público o extrato da decisão final do processo do Senhor Controlador Geral do Município, Diôgo Andrade Vieira, em que: “acatando integralmente o Relatório Conclusivo da Comissão nomeada nos presentes autos e pelas razões acima expostas, rejeita a defesa e todas as alegações apresentadas pela COPASA e declarando nulo o Processo Administrativo Licitatório n.º337/2011, Dispensa de Licitação nº. 108/2011 e o Contrato Programa nº. 1053673, firmado entre a COPASA e o Município de Divinópolis”. 

A Copasa tem até cinco dias úteis para recorrer da decisão. A concessionária já disse que vai entrar com recurso.

Em agosto,  o município de Divinópolis ingressou com Ação Civil Pública contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), em defesa dos direitos dos consumidores divinopolitanos, usuários dos serviços prestados pela referida concessionária, atingidos pelo excessivo aumento da tarifa de água e esgoto, em razão da revisão realizada pela Arsae. 

Em 2018, a Câmara Municipal instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI),para investigar o contrato. O relatório final da CPI, de 106 páginas, foi lido no plenário da Câmara na sessão do dia 4 de abril de 2018. O relatório apontou uma série e irregularidades, sendo a principal delas a dispensa de licitação.

Veja a publicação:

 

Copasa diz que vai recorrer de decisão que anula contrato com a prefeitura de Divinópolis

Relembre: 

Municípios se mobilizam para anular contrato da COPASA, mas Divinópolis não aparece nesta ação em bloco

Municípios se mobilizam para anular contrato da COPASA, mas Divinópolis não aparece nesta ação em bloco