fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Cineasta de Divinópolis faz campanha para documentário do grupo AdCanto

Cineasta de Divinópolis faz campanha para documentário do grupo AdCanto

Cineasta de Divinópolis pede ajuda para continuar documentário sobre o grupo AdCanto
Documentário irá retratar a história do Grupo AdCanto, lançado nos anos 80. Foto: reprodução

O cineasta Diego Lara, natural de Divinópolis e integrante da produtora Território Audiovisual, dirige o documentário “Alma de Músico”. O longa-metragem irá relatar a história sobre o grupo musical AdCanto, formado na cidade.

A banda gravou apenas um disco durante os anos 80. Apesar de ser aclamado por críticos musicais, o grupo se desfez. No documentário, foi registrado o reencontro do grupo em um ensaio, após décadas sem terem tocado juntos.

Entre memórias e músicas, os quatro membros do grupo (Jairo Lara, Kiko, Lemão e Lou Petrus) contam a sua história, relembram contextos políticos, ideológicos e culturais da época. Além disso, o pianista Túlio Mourão, o produtor musical Gê Lara e outros personagens também compartilham sua visão sobre essa história.

Produção do documentário em Divinópolis

O diretor conviveu com os integrantes do grupo desde a infância em confraternizações de família. Ele idealizou o filme em 2017 após sentir que poderia fazer uma homenagem em vida e ainda dar a oportunidade para mais pessoas conhecerem o grupo. Desta forma, ele anunciou os parceiros Jackson Abacatu e Frederico Mucci para que o projeto fosse para a frente.

“O grupo AdCanto sempre existiu no meu mundo. Cresci escutando as músicas e era engraçado vê-los ao vivo, na minha casa ou na casa de outros parentes. Esses momentos certamente influenciaram meus valores e minhas inclinações artísticas. Um senso de urgência cresceu e comecei a pensar que inúmeras pessoas não estavam tendo a oportunidade de escutar/sentir esse canto que é capaz de fazer lágrimas e sorrisos e também apaziguar corações”, disse Diego.

Contribuição

Ainda conforme Diego, o valor de R$ 170 mil é necessário para a contratação de pessoas responsáveis pela pós-produção do filme. Entre eles estão editores de efeitos visuais, engenheiro de som, assessor de imprensa, produtor e consultor jurídico. A previsão de lançamento é o segundo semestre de 2024.

Além disso, há o objetivo de lançar o documentário “Alma de Músico” em festivais de cinema de Minas Gerais e, se possível, outros estados. Com a divulgação, a produção do filme também espera algum patrocinador que abrace o projeto. A população pode contribuir clicando aqui neste link para acessar a campanha.

O documentário tem a realização das produtoras Etama e Território Audiovisual. Confira o teaser abaixo:

Cineasta de Divinópolis pede ajuda para continuar documentário sobre o grupo AdCanto
Documentário irá retratar a história do Grupo AdCanto, lançado nos anos 80. Foto: reprodução