fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Café com Previdência: Advogado dá dicas sobre o aplicativo “Meu INSS”

Café com Previdência: Advogado dá dicas sobre o aplicativo “Meu INSS”

Image
Foto Café com Previdência

O aplicativo Meu INSS permite que o usuário solicite aposentadoria de forma simples e rápida, sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS. O procedimento está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e é uma opção útil para quem já tem o tempo mínimo de contribuição exigido pelo Governo Federal. 

No quadro Café com Previdência nesta terça-feira (11), o advogado Farlandes Guimarães tirou dúvidas de ouvintes do Programa Bom Dia Divinópolis sobre este tema:

PERGUNTAS ENVIADAS E RESPONDIDAS NO QUADRO “CAFÉ COM PREVIDÊNCIA” NO DIA 11/04/2023:

 

Meu nome é Maria José, comecei a pagar o INSS no ano de 1984 e não consta no meu cadastro as contribuições. O que eu devo fazer?

 

O ideal é que senhora agende o serviço de atualização cadastral no INSS e informe a situação. Pode ser que a senhora tenha dois números de Número de Inscrição como Trabalhador – NIT e o INSS precise unificar essas informações. É o primeiro passo. Caso o INSS realize a atualização e mesmo assim as contribuições não apareçam, recomendo a senhora buscar o auxílio de um Advogado Especialista em Direito Previdenciário.

 

Consultado o extrato das contribuições pelo aplicativo do MEU INSS, consta uma empresa no interior de São Paulo que eu nunca trabalhei. O que eu devo fazer para regularizar?

 

Como eu expliquei no programa de hoje, é comum sumir ou aparecer informações divergentes no extrato que contém os vínculos e remunerações junto ao INSS. O seu caso é que apareceu uma empresa na qual você nunca trabalhou. A recomendação é que seja agendado o serviço de atualização cadastral no INSS e informe a situação, apresentando sua CTPS e o extrato analítico do FGTS que você obtém na Caixa Econômica Federal. De posse das informações o INSS realizará a atualização cadastral excluindo o vínculo divergente.

 

Meu nome é Rosana, tenho 56 anos e 16 anos de INSS pago? Quero saber se posso efetuar o pagamento apenas uma vez por ano para manter a minha proteção junto ao INSS caso eu precise dos outros benefícios. Isso é possível?

 

Isso é possível, mas deve ser feito com muita cautela e com uma análise prévia das últimas contribuições e datas de seus respectivos pagamentos, pois essa mudança pode ter impacto no valor do seu benefício, caso ele não seja salário-mínimo. Recomendo procurar um advogado especialista em Direito Previdenciário antes de realizar a mudança das suas contribuições.