Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • ACASP discute golpes, segurança no trânsito e descarte irregular de resíduos

ACASP discute golpes, segurança no trânsito e descarte irregular de resíduos

Image

A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) realizou na manhã desta quarta-feira (2), na sede da ACID, mais uma reunião ordinária para debater questões de segurança e cidadania em Divinópolis. O encontro foi conduzido pelo presidente Breno Clementino e contou com a presença de autoridades, representantes das forças de segurança, lideranças comunitárias e moradores. Os diversos golpes facilitados por contato telefônico foram o assunto central do encontro que também discutiu um local adequado para a prática do grau por ciclistas, problemas no trânsito e descarte irregular de resíduos.

O radialista Pádua Fernandes foi o primeiro a se manifestar, relatando ter sido vítima recentemente de uma tentativa de estelionato por um falso advogado de imobiliária. Já o tenente Jhonathan do Tiro de Guerra comentou sobre outro caso utilizando o nome do exército brasileiro para ludibriar vítimas com um concurso inexistente em Divinópolis, em que era necessário o pagamento imediato da inscrição para a garantia da vaga.

Ellen Lima, presidente da OAB, declarou que os aparelhos celulares e a distração cotidiana são facilitadores para essa modalidade criminosa. Explicou que no caso do golpe dos falsos advogados, informações sobre os profissionais e algumas ações são públicas e facilmente acessíveis para os infratores. Contou ainda que alguns de seus clientes já foram alvo até mesmo por chamadas de vídeo utilizando o nome da Caixa Econômica Federal.

Outro assunto debatido foi a necessidade de local adequado para o descarte dos materiais provenientes da Construção Civil. Marquinho Clementino abordou a questão, mencionando a preocupação com resíduos inflamáveis, como pneus e plásticos, que geram fumaça e riscos ambientais. Ele reforçou a necessidade de estudos mais aprofundados para regulamentar o tema e cobrou providências do Poder Público nesse sentido.

O caos no trânsito voltou a ser pauta. Mozart, representando o Lions de Bike, parabenizou a iniciativa da Prefeitura voltada ao tema, premiada a nível nacional na Campanha Maio Amarelo, mas pontuou o desrespeito às normas que têm tornado a situação insustentável, cobrando efetividade nas campanhas educativas. Um cidadão mencionou ainda as complicações de tráfego em vias públicas como a Rua Rio de Janeiro a partir das 16h e o ciclista Sebastião Castro indicou o projeto “Paz no Trânsito” de Brasília como exemplo exitoso, para a tentativa de implementação em Divinópolis.

Outro assunto retomado foi a necessidade de um local adequado para a prática de manobras em bike como o grau. Sebastião contou que a Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) está em contato com os jovens praticantes e abraça essa causa, visto que a habilidade é uma arte que deve ser respeitada. Pediu a atenção do Executivo para a regulamentação de um espaço e eventos que incentivem a prática em lugar seguro.

Membros do Conselho Técnico também se pronunciaram trazendo assuntos como a prisão de de três criminosos envolvidos em um duplo homicídio no bairro Ibituruna, maior fiscalização e aplicação de multas para os proprietários de lotes vagos que não estejam fazendo a devida manutenção de seus imóveis, entre outros.

O presidente Breno Clementino ressaltou a importância da ACASP como espaço legítimo de escuta e mediação entre a comunidade e as autoridades, incentivando a participação cidadã e o diálogo para soluções conjuntas e encerrou a reunião.

A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x