fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • 15 alimentos que estimulam a produção de leite materno

15 alimentos que estimulam a produção de leite materno

A amamentação materna é, sem duvidas, a alimentação mais indicada para o bebê durante (pelo menos) os seus 6 primeiros meses de vida. Especialistas afirmam que a produção de leite materno é estimulada pela própria sucção do feite feita pelo bebê, mas a alimentação também têm grande importância neste processo. Por isso, apresentamos para você os alimentos que estimulam ainda mais a produção de leite materno.

O leite materno é o melhor amigo do bebê: ele o protege de diversas doenças, estimula o desenvolvimento mental e nervoso e, o melhor: está sempre ali, prontinho para ser ingerido.

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição.

Iogurte

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição. Isso sem contar nas boas porções de vitaminas B e D e proteínas. Tente consumir de dois a três potes de iogurte por dia para manter o aleitamento saudável para o bebê.

Não existe leite fraco

Outro mito que pode atrapalhar a amamentação é o de que o leite da mãe é fraco. Lembre-se: não existe leite fraco. Um leite seria fraco apenas em casos extremos de desnutrição da mãe, mas isso é muito difícil ocorrer. Toda mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho.

A lenda do leite fraco pode ter sido criada pelo fato de o bebê sugar de forma incorreta o seio da mãe, fazendo um grande esforço e não retirando leite suficiente, o que o deixa ainda com fome. A sucção incorreta também pode fazer com que o leite desça em menor quantidade não sendo satisfatório para o bebê.

Outro motivo da menor descida do leite é a sucção incorreta do peito em conseqüência do uso de bico artificial como chupetas e mamadeiras que deixam a posição da língua diferente na hora da sucção do peito, fazendo com que a retirada do leite seja insuficiente.

Para estimular a produção do leite materno, além de muito repouso e ingestão de líquidos, uma dieta baseada em alguns alimentos específicos pode ajudar o corpo da mamãe nesta produção. Veja abaixo a lista de alimentos que ajudam o corpo a produzir mais leite materno:

  • Arroz integral
  • Aveia
  • Milho
  • Nozes
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Espinafre
  • Amendoins
  • Banana
  • Coco
  • Figo
  • Maçã
  • Mamão
  • Pera
  • Uva

 Além destes alimentos, o hortelã e o funcho são plantas que também ajudam a aumentar a produção de leite. A mamãe que está amamentando deve tomar diariamente de 4 a 5 xícaras de chá de funcho ou hortelã.

 

Entre os alimentos que você deve evitar durante a amamentação, estão os alimentos ácidos (pois podem provocar cólicas nos bebês), alimentos muito condimentados, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas e claro, o tabaco.

 

Apesar do leite produzido pela mãe ser sempre compatível com o seu bebê, algumas substâncias do leite podem ser relacionados à dieta da mãe, como as vitaminas hidrossolúveis. Porém, as vitaminas  lipossolúveis podem ser mais facilmente transmitidas para o leite a partir da reserva de gordura da mãe, onde elas ficam armazenadas. A alimentação equilibrada, assim como o repouso, são fatores importantíssimos para uma boa produção de leite materno. Porém, a ingestão de líquidos é essencial para uma garantir o sucesso desta produção. Uma mãe que esta no período de amamentação deve consumir entre 3 e 4 litros de líquidos por dia – incluindo os líquidos que estão presentes em sopas, sucos, etc.

 

Enfim, o segredo para uma boa produção de leite está em ingerir muita água ou líquidos e também manter uma dieta repleta de alimentos responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo, pois a mãe que está amamentando necessita de 500 calorias extras por dia. Por este motivo, o repouso também é essencial, pois se ela estiver cansada, produzirá menos leite. É muito importante que a mãe esteja tranquila e sossegada na hora de amamentar, sem se preocupar de outras tarefas durante os primeiros 21 dias da criança recém-nascida. Quanto mais descansado o corpo da mamãe estiver, mais leite ele produzira, pois o próprio corpo estará mais acostumado com as necessidades energéticas da mãe e do bebê.

 

Amamentação

(sugestão de leites, sucos e chás para serem ingeridos a fim de aumentar e conservar o leite).

 

1. Leite de Castanha-do-Pará

Ingredientes:

1 xícara cheia de castanhas-do-pará frescas

1 litro água fervendo

2 colheres (sopa) de aveia

3 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) sal

 

Modo Preparo:

Deixe a aveia na água fervendo por uns 2 a 3 minutos.

Desligue o fogo e bata no liquidificador com as castanhas.

Coe num coador fino, tempere com o mel e o sal.

 

2. Leite de Amêndoas

3. Leite de Avelãs

4. Leite de Pecãs

 

Modo Preparo: Siga as mesmas orientações dadas para realizar o preparo do leite da castanha-do-pará. Substituindo o primeiro ingrediente em cada caso.

 

5. Chá Estimulante

Ingredientes:

1 colher (sopa) de funcho

1 colher (sopa) de tília

1 colher (sopa) de poejo

3 xícaras água fervendo

 

Modo Preparo:

Numa vasilha de louça, despeje a água fervendo nas ervas, tampe e deixe até ficar morno.

Tome antes de cada refeição.

 

6. Suco Estimulante

Ingredientes:

3 folhas de couve

2 colheres (sopa) de agrião (aproximadamente 3 a 4 raminhos)

2 cenouras

 

Modo Preparo:

Passe pela centrífuga (caso você não possua centrífuga opte por bater no liquidificador com pouca água).

Beba pela manhã (de preferência em jejum) e ao se deitar.

 

 

Orientações retiradas do livro: Saúde pelas Plantas. Páginas 119 a 123. Eliza S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1994.

 

 

Sugestão de CARDÁPIO

(Estimulante para a Lactação)

Em jejum

Suco de laranja-lima ou lima (suco alcalino)

 

Manhã (1ª refeição)

Frutas Doces: banana, maçã, mamão;

Frutas Secas: deixadas de molho durante a noite;

Ameixas, Uvas, Figos, Tâmaras, Cereal Integral, Mel e Leite de Soja

Em alguns dias da semana: Gérmen de Trigo e Nozes

 

Almoço

No início não usar hortaliças cruas de gosto picante.

Usar Cenoura, Alface, Tomate, Cereais Integrais, Feculentos ou Leguminosos.

Hortaliças feitas ao forno com molho simples sem muitos condimentos ou refogados.

Castanhas-do-pará ou Glúten (como fonte de proteína).

Salmão
Encabeçando a lista de alimentos fundamentais para estimular a produção de leite materno está o salmão, um peixe nutritivo e saboroso que deve estar incluído na dieta da nova mamãe. Os principais benefícios dele para a saúde são explicados pela alta concentração de proteínas e de ômega-3. Isso sem contar na concentração de vitaminas B3, B6 e B12. Durante a gravidez, o ômega-3 ajuda a desenvolver o sistema nervoso do bebê e também está presente no leite materno. Com mais ômega-3 no organismo feminino, a produção do leite materno é estimulada.
 

Jantar

Sopa de frutas com aveia, adoçado levemente com mel ou malte;

Bolacha de trigo integral ou pão sem levedura de trigo integral puro;

Frutas frescas e secas, variando a maneira de usá-las;

Bem pouco Cereal.

 

Ao deitar

Suco de laranja-lima ou mamão ou cenoura.

 

Dicas

Nos intervalos e ao deitar, beber MUITA ÁGUA PURA. Se quiser variar um pouco use chá de hortelã com erva-doce e cidreira, adoçado com mel.

Frutas, Cereais Integrais, Amendoim, Castanha-do-Pará, Avelã, Noz, Leite de Soja, Levêdo de Cerveja, trarão bom sangue à mãe e bom alimento ao filho.

Nos primeiros meses de vida do bebê, é útil às mães: o Banho Vital, Exercícios de Respiração e Caminhadas ao Ar Livre.

Serviços contínuos que cansam e sobrecarregam o sistema nervoso devem ser evitados. A preocupação com a casa, limpeza e com ordem não deve exceder a preocupação com o bebê, tão dependente.

Um dos grandes problemas da mamãe que amamenta é a preocupação quando a criança chora. “Meu leite não está alimentando devidamente”, conclui. É muito perigoso atribuir o choro do bebê à insuficiência do leite materno. Às vezes, a criança necessita mais calor ou está com algum problema. A preocupação da mãe deve ser com a própria alimentação. Experimente, antes de privar a criança de seu alimento natural, uma mudança no próprio regime.

  

Orientações retiradas do livro: Viva Natural. Água -Ar-Sol-Repouso-Alegria. Páginas 149 a 150 e Páginas 167 a 168. Eliza M. S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1996.

 

ALIMENTOS (Cereais, Hortaliças e Sementes) úteis para estimular a Lactação:

 Arroz Integral

 Aveia

 Canjica

– Castanhas

– Milho e Derivados

– Nozes

– Trigo Integral.

 Beterraba

 Cenoura

 Espinafre.

 

Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 

FRUTAS úteis que estimulam a Lactação:

– Amoras

– Morangos

– Laranja-lima

– Lima-da-pérsia

– Graviola

– Pinha

– Fruta-do-conde

– Mamão

– Uva

– Jaca

– Melão

Obs: Se for o tempo (época da fruta), utilize amoras e morangos na primeira e na última refeição.

 

Orientações retiradas do livro: Saúde pelas Plantas. Páginas 119 a 123. Eliza S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1994.

 

São recomendados também:

– Amendoim

– Banana

– Côco

– Figo

– Maçã

– Mamão

– Jaca

– Pêra

– Uva.

 

Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 

CHÁS e PLANTAS que estimulam a Lactação:

– Anis verde

– Melissa

– Urtiga

– Angélica

– Erva-doce

– Cidreira

– Hortelã

 

Orientações retiradas do livro: Viva Natural. Água -Ar-Sol-Repouso-Alegria. Páginas 149 a 150 e Páginas 167 a 168. Eliza M. S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1996.

 

São recomendados também:

– Beldroega:

Usá-la na alimentação na forma de saladas cruas ou refogada.

– Erva-doce e Funcho:

Chá das sementes (20g para cada 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

– Hortelã:

Chá das folhas (20g para cada 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

 

Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 

ERVAS CALMANTES que auxiliam o bem-estar da mamãe:

– Maracujá

– Tília

– Laranja (flores)

– Valeriana (raiz)

– Cidreira

– Melissa

– Lúpulo