fbpx
Pular para o conteúdo

Guilherme Arana: De melhor do Brasil à frustação da Copa perdida.

Image

Guilherme Arana viveu dias de glória em 2021. Ergueu taças, foi eleito o melhor lateral esquerdo no Brasil, figurou entre convocados da seleção, foi medalhista de ouro na Olimpíada de Tóquio. Um cenário que pavimentou um caminho de sonho: ir à Copa do Mundo. Porém, foi adiado. O jogador termina 2022 fora dos gramados.

Sofreu uma lesão multiligamentar, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem. Um diagnóstico médico feio de ser lido, que o deixa fora do restante da temporada, sem chance de estar na lista do técnico Tite.

Ainda que a temporada 2022 vinha sendo irregular para Arana (e todo o time do Atlético), o lateral mantinha a confiança do treinador da seleção brasileira. Foi convocado para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em junho.

Tite destacou que o atleticano apresentava os requisitos para estar no radar da Seleção.

“Tem toda uma história com o Arana, mas mais que a história, é saber que tipo de perfil de pessoa e profissional ele tem. Tem o desempenho da equipe do Atlético e tem o seu desempenho individual, que têm o credenciado a ser chamado”.

Uma bagagem de créditos acumulados em uma temporada histórica. Titular absoluto do Atlético desde a chegada ao clube, um ano antes, Guilherme Arana viveu o auge em 2021.

Coletivamente, integrado a um time que deixou marcas inesquecíveis para o torcedor do Atlético, foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e, principalmente do Campeonato Brasileiro, pondo fim a um jejum de 50 anos do clube. Na Seleção, a Olímpica, mais um feito: medalha de ouro nos Jogos do Japão.

De volta ao Atlético, manteve o alto nível. Estreou na seleção brasileira principal. Foi autor de cinco gols pelo Galo na temporada. Distribuiu sete assistências. Atuações seguras, de destaque. Terminou 2021 eleito o melhor lateral esquerdo do Campeonato Brasileiro. Alimentou o sonho da Copa, agora interrompido pela lesão.

Guilherme Arana está fora da temporada do Atlético e consequentemente da Copa do Mundo por conta de uma lesão grave no joelho esquerdo. Nesta sexta-feira, ao convocar a Seleção Brasileira para a última leva de amistosos antes da Copa do Catar, Tite foi questionado se Arana estava na lista. O técnico da Seleção não respondeu, mas revelou que conversou coma atleta nessa quinta-feira.

“É muito duro para mim falar com Arana, comovente, de repente ele começou a chorar e eu não sabia que fazer do outro lado. Aí ele disse para mim: ‘tu me ensinou a ser corajoso, professor!'”

“Quando a gente falou com o Arana, a gente passou toda a energia, que ele sinta o momento, não vai tirar a dor, que ele entenda, que ele possa sair dessa situação espiritualmente mais forte, e que ele siga a careira bonita que ele tem. Foi essa a mensagem que a gente já traduziu ontem a tarde” – disse Tite.

O Atlético confirmou a lesão de Arana nessa quinta-feira. O jogador passará por uma cirurgia no joelho esquerdo depois de ter uma lesão multiligamentar, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem.

Arana esteve presente nas convocações de Tite e era cotado para a Copa do Mundo. A lesão aconteceu em uma dividia com o jogador Carlos Eduardo, do Bragantino, em jogo da 26ª rodada do Brasileirão, na última quarta-feira. 

Fábio Mahseredjian, preparador físico da Seleção Brasileira, afirmou que lesões irão acontecer, mas que espera que não sejam lesões graves como a do Arana. Ainda ressaltou a importância de ter opções para substituir atletas lesionados.

“Vale a pena ressaltar que lesões vão acontecer, é uma Copa do Mundo diferente, é uma Copa do mundo que vai recorrer de novembro a dezembro. Espero que não ocorra com a gravidade do Arana, que é um cara que tenho um carinho imenso. Temos que estar preparados, para caso ocorra lesão com atletas A, B, C. Quem será convocado no seu lugar? Temos que termos quatro ou mais atletas por posição, por isso temos que oportunizar”.

Depois da divulgação da lesão do Arana, dezenas de jogadores mandaram mensagens apoiando o atleta. Arana se manifestou nas redes sociais após o clube confirmar a lesão grave.

“É com bastante dor no coração que escrevo essa mensagem! Momento muito complicado. Ano de Copa do Mundo. Representar o meu país nessa competição é um sonho que tenho desde quando eu era uma criança. E esse sonho estava cada vez mais perto de ser realizado”

FUTEBOL MINAS FM

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x