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Marília Mendonça: Polícia Civil diz que avião caiu por erro dos pilotos

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Nesta quarta-feira, 04, a Polícia Civil anunciou a conclusão do inquérito relacionado à queda do avião que matou Marília Mendonça e outras quatro pessoas. Tragédia ocorrida em novembro de 2021, na região Leste de MG, em Piedade de Caratinga.

De acordo com o delegado Ivan Lopes, as evidências indicam negligência e imprudência por parte dos pilotos envolvidos. Segundo o relatório da investigação, a tripulação não estabeleceu contato com outros profissionais para pousar em um aeródromo desconhecido.

O delegado Ivan Lopes, de Caratinga, revelou que o processo envolveu análise de várias hipóteses, como falhas mecânicas e até mesmo atentado. No entanto, após extensa apuração, a investigação apontou para uma conclusão diferente.

“A tripulação, por circunstâncias até então não justificáveis, atuaram com negligência e com imprudência”, disse o delegado da investigação.

O desfecho do inquérito lança luz sobre as circunstâncias que levaram à queda da aeronave e à perda de Marília Mendonça e outros passageiros. A Polícia agora vai encaminhar o relatório às autoridades competentes para determinar eventuais responsabilidades legais e medidas subsequentes.

A PCMG apontou homicídio culposo triplamente qualificado por parte do piloto e copiloto, com a extinção da punibilidade já que eles morreram. O caso foi arquivado.

Cenipa descarta falha mecânica

“Em maio deste ano, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, divulgou um relatório que excluiu a possibilidade de falha mecânica e apontou a ‘avaliação inadequada’ do piloto como um fator contribuinte para o acidente. O delegado explicou na época que a atribuição de culpa não está sob a responsabilidade do Cenipa, mas sim o apoio na prevenção de futuros acidentes.

Conforme o relatório do Cenipa, os cabos de alta tensão encontravam-se abaixo da linha de visão dos pilotos, uma vez que, no momento da colisão, sua atenção estava concentrada na pista de pouso. Além disso, o documento apontou que os equipamentos de energia apresentavam baixo contraste em relação à vegetação circundante, o que reduziu a percepção dos pilotos a grandes distâncias.”