fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Terça, quinta e sábado.

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/2-fotografia-de-close-up-de-burro-marrom-e-cinza-208821/

“Cavalinhos e burrinhos são irracionais por isso rasgam o lixo. Não seja como eles, coloque o lixo nas terças, quintas e sábados, assim evitamos que eles façam isso”.

Jó 33

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/2-fotografia-de-close-up-de-burro-marrom-e-cinza-208821/

Achei muito longa a frase (e com isso alguns talvez não leiam). Mas é a placa que eu desejo escrever e colocar na contra esquina da minha casa. Parece que mesmo conhecendo os dias de coleta de lixo, alguns dos moradores do meu quarteirão insistem em levar seu lixo fora do dia ou do horário. E isso acontece especialmente depois que o caminhão de coleta já passou.

Para mim, o serviço de coleta de lixo com todos os seus integrantes são um dos mais necessários serviços da sociedade urbana. Já presenciei há alguns anos atrás uma greve dos “lixeiros” e em menos de cinco dias foi necessário uma renegociação devido ao caos instaurado na cidade. Era lixo para todo lado, roedores e baratas, mau cheiro e desordem generalizada. Para esses heróis e/ou heroínas não existe mau tempo, nem pandemia, não há tempo de álcool em gel e muito menos lavagem das mãos entre uma coleta e outra. Eles devem contar com o auxílio de Deus e nossa permanente lembrança em oração por suas vidas.

Quando damos um alerta, ou escrevemos um aviso, até mesmo sinalizamos com símbolos em placas queremos alertar, regulamentar, direcionar e informar algo importante. O povo de Deus no passado recebeu inúmeros alertas, avisos e sinais. O Senhor deixou que eles fossem representados para dar ao povo oportunidade de arrependimento, libertação e vida. Os mandamentos eram regulamentadores, as leis informativas e simbólicas, os elementos rituais símbolos do Cristo Vivo, as biografias transcritas alertas do que fazer ou não fazer.

O que Deus queria era preservar a vida do seu povo, leva-los ao arrependimento e libertá-los do cativeiro do pecado e da morte. Através dos símbolos, alertas e sinais Ele desejava mostrar ao povo que eles não estavam a sós, e que toda a história da humanidade está debaixo da sua mão onipotente. Para o patriarca Jó o Senhor abre os ouvidos dos homens e trás temor nos avisos (seja escrito, falado, ou sonhado). A palavra temor em hebraico nem sempre significa medo. A grande maioria das vezes significa “obediência por amor”, “respeito”, ou “zelo”. É como se Jó dissesse: “ao abrir nossos ouvidos o Senhor faz com que o obedeçamos por amor”, sendo assim Ele nos alerta a uma obediência amorosa por saber que é o melhor para mim.

Pense comigo, as leis, os mandamentos, os sinais dados por Deus não são para trazer medo ao seu coração. Mas é a forma adequada de alertar sobre todos os problemas, as dificuldades, sobre o pecado e a morte que advêm sobre todo homem na face da terra. A mensagem está disponível, eu sei que não é permanentemente, pois da mesma forma que vemos alertas gerados pelo vírus da Covid-19 os alertas de Deus serão retirados quando a paz se instaurar. Pois, quando essa retirada dos avisos Celestiais acontecer não haverá mais dor, medo ou ranger de dentes para quem ouviu e atentou para a mensagem da Salvação em Cristo Jesus.

Um grande e forte abraço!
Nos fraternos laços do amor imensurável de Deus.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que leu os alertas e escreve sobre eles.