fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Repertório

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/preto-e-branco-p-b-instrumento-homem-14303417/

Para um artista o que conta é o seu repertório. A atuação no palco é necessária, mas a falta de repertório faz com que ele acabe desaparecendo, ou que ninguém mais tente ouvir suas canções, declamar suas poesias, dramatizar suas peças, admirar as obras de suas mãos.

Eclesiastes 11.5

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/preto-e-branco-p-b-instrumento-homem-14303417/

Muitos virais na Internet param de fazer sucesso, pois não tem repertório. Uma única canção seja ela boa ou ruim não fará com que a pessoa seja lembrada por longa data. Uma única pintura geralmente não será vista numa galeria de arte. Uma só poesia não será publicada em livros, muito menos declamada por muitas pessoas. Uma única peça de teatro se não for extremamente bem interpretada, com certeza cairá no esquecimento.

Algumas coisas são lendas, mas outras eu creio na veracidade. Alguns dizem que existem composições dos Beatles que não foram gravadas. Outros que as obras de Da Vinci nem sempre foram assinadas por ele. Que as canções de Michael Sullivan e Paulo Massadas são quase infinitas (eu particularmente adoro essas composições, até algumas “só para baixinhos”). As poesias de Camões incontáveis. O que eu sei é que um bom repertório faz toda a diferença para manter vivo o amor do apreciador pelo artista.

Quando era menino lembro-me que comecei a escrever poesias (todas horríveis). Quando jovem escrevi minhas cartas de amor para minha eterna namorada, mas meu repertório nunca foi bom o suficiente para ser publicado, ou para fazer com que eu desejasse mostrar a outras pessoas. Mas a obra de Deus é totalmente diferente. Na sua grandiosidade Ele continua publicando, e a cada vida gerada uma história é editada, dramatizada, preenchida por música e emoldurada.

O texto de Eclesiastes termina dizendo que Deus “faz todas as coisas” onde é usado um verbo de ação contínua. Onde o contexto revela que Deus continua tornando manifesto as obras de suas mãos. Ele continua editando a vida, os personagens, os dramas, as comédias, o dia a dia, e permite a cada um fazer a interpretação da sua própria maneira. Chamamos isso de “livre agência”, onde Deus na sua soberania nos permite decisões no curso de nossa vida. Deus não escolhe suas roupas, não escolhe suas palavras, não decide seus atos, não obriga seu agir, mas ele permite que você faça, pense, ouça, se omita, e até mesmo dependa Dele.

A nossa vida é uma obra de Deus. E mesmo que não percebamos as pinceladas bruscas ou o borrifar da tinta, o dedilhar que arranca o harmônico e as palhetadas em simultâneas cordas. Ainda que não consigamos distinguir as notas cantadas em falsete e do som natural da voz, ou os gestos ocultos nas frases escritas, as rimas poéticas insubstituíveis. Ele está escrevendo nossa história, e ela é repleta de bons e maus momentos, de alegrias e lágrimas, projetos e erros na execução dos cálculos, de vaias e ovações.

No entanto lembre-se tudo que Ele faz é por amor daqueles que Ele chamou para si. Então tudo que acontece na sua vida tem um propósito que será demonstrado no tempo oportuno. Não se desespere, apenas confie, creia e espere a finalização do toque do artista, pois Ele sim sabe o final da obra de um repertório sem fim.

Um grande e forte abraço!
Nos fraternos e eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que sempre espera o Mestre em seu toque final.