fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Possibilidade de mudar…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/menino-em-pe-perto-da-estante-261895/

Todos nós podemos mudar nossas atitudes. Rever pensamentos, conceitos, reforçar valores honrados, abandonar conceitos errados e aquilo que possa nos prejudicar.

Mateus 27.11-26

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/menino-em-pe-perto-da-estante-261895/

Tenho um amigo filósofo, escritor, fotógrafo, empresário e motociclista apaixonado (há pouco tempo casado). Costumo ler publicações do Facebook todos os dias e algumas delas postadas por ele. Tentarei descrever duas postagens que eu li: A primeira ele diz que “a mudança de hábito exige uma configuração profunda da pessoa para se transformar em algo diferente”. A segunda ele relata “não fumar, e ter aversão de quem fuma, mesmo sem odiar ou fazer algo contra o fumante”. Uma das postagens refere-se ao pensamento e a outra apenas a uma atitude que passou a incorporar após abandonar o hábito questionável.

Todos nós com o passar mudamos nossa forma de pensar. Quando menino ao esconderem de mim um brinquedo imaginava que ele houvesse desaparecido. A não percepção de algo através de meus sentidos tornava aquilo inexistente. Com o passar do tempo aprendi que mesmo não vendo as coisas podem existir. Que mesmo não provando pelo perceptível ou sensitivo há possibilidade de que aconteçam.

Nunca vi um familiar meu abusar de seus filhos, mas isso não inibe acreditar que noutras famílias isso possa acontecer. Nunca precisei sonegar impostos para manter minha empresa funcionando, no entanto isso não quer dizer que não aconteça. Em momento algum acreditei que não pudesse mudar de ideia, ou opinião sobre algo. Tanto que já odiei pessoas que hoje amo, já tive certezas que hoje não tenho. Mas isso não isenta minha responsabilidade de agir, pensar, omitir, permanecer ou mudar por dentro e por fora.

Pilatos estava diante de uma população enfurecida. Ele reconhecia que havia um espírito de inveja na entrega de Cristo para ser crucificado. Mas, não tomou uma atitude, bem na verdade tomou, foi omisso. Não ousou mudar seu pensamento, ou ao menos informar esse pensamento. É claro que se fez necessário a morte de Jesus de forma humilhante na cruz. Pois era necessário o sangue vertido no Golgata, para que pudéssemos ter vida, e vida em abundância.

O que eu quero que você entenda é que não é preciso ficar mergulhado no erro, aprisionado pelo pecado, ou amarrado por atitudes repudiáveis. Você tem a liberdade de mudança, de rever seus conceitos e valores, e então reconstruir sua vida. Parafraseando o que disse meu amigo filósofo: você pode reconfigurar seus hábitos, mudar sua vida. Para tanto é preciso reconhecer a necessidade de mudança, perceber o que tem prejudicado sua vida e que consequentemente pode tirar sua paz prejudicando sua liberdade.

Pilatos escolheu ser omisso, escolheu lavar suas mãos. Você pode e deve escolher mudar sua vida. Crie novos hábitos, leia bons livros e autores (leia a Bíblia), reformule seus pensamentos. Deixe Cristo mudar sua vida, mudar sua história, transformar sua mente. Pense nisso, e ótima mudança.

Um grande e forte abraço!
Nos imutáveis laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que muda seu pensamento quando errado, reforçando conceitos e valores.