fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Por que cripto é tão volátil?

Image

Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

Sempre ouvimos dizer que o mercado cripto é muito volátil, isto é, tem grandes e constantes variações nos preços. Isso é verdade.

Mas por que isso acontece? Mais importante: se isso acontece, como nos aproveitamos disso? É exatamente o que quero falar para você aqui hoje.

Vamos começar com o porquê dessa volatilidade.

O mercado de cripto tem algumas características que contribuem para esse fator. A primeira delas consiste no fato de que o mercado não tem fechamento. Ele fica aberto, negociando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Associado a isso, temos o fator de ser um mercado com liquidez global e instantânea, ou seja, negociado no mundo todo e com vendas executadas instantaneamente.

Esses dois fatores combinados são suficientes para tornar um ativo mais volátil, já que são milhões (ou até bilhões) de pessoas negociando o mesmo ativo o tempo todo. “Enquanto é madrugada no Ocidente, é dia no Oriente.”

No entanto, temos alguns outros fatores que se somam a essa conta.

Um deles é que a capitalização do mercado, de forma geral, ainda é muito baixa. Pegue o Bitcoin como exemplo, que é a primeira criptomoeda criada. Hoje, seu market cap gira em torno de 560 bilhões de dólares. Para se ter um comparativo do quanto isso é pouco, o ouro, outro ativo que tem liquidez global, tem um market cap estimado em 13 trilhões de dólares.

Para o bitcoin cair 10 por cento, é necessário “perder” 56 bilhões de dólares de market cap. Já no caso do ouro, é preciso perder aproximadamente 1,3 trilhão de dólares para cair 10 por cento o seu preço. Ou seja, para o ouro cair 10 por cento, ele precisa perder o market cap total do bitcoin duas vezes!

Postado originalmente por: Nord Research