fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: O ganho é deles, o risco é seu

Image

Certo dia, uma empresa X decide que quer executar um plano de crescimento ambicioso. Isso inclui abrir várias lojas, aumentar os investimentos e explorar novas geografias.

Então, essa empresa vai até um banco de investimentos e pede que eles estruturem uma captação significativa no mercado, de alguns bilhões.

O banco de investimentos prepara lindas apresentações de PowerPoint com muitas setas para cima, indicando que a receita vai parar na lua. Para isso, cobra um percentual da emissão.

Captação de recursos para empresas

Esse banco tem também uma área interna de Análise de Ações, conteúdo distribuído gratuitamente aos clientes. Seria muito ruim para os negócios se esse banco fizesse uma análise ruim da empresa, não é mesmo?

Ainda bem que a empresa X é ótima e vai crescer muito. Assim, poderão fazer um lindo relatório com a recomendação de compra!

Para conseguir taxas mais gordinhas, o banco de investimento coloca a garantia firme, comprometendo-se a distribuir toda a emissão.

Poderia alocar, quem sabe, em fundos dos clientes próprios, ofertando a excelente oportunidade e já pegando uma taxa de administração pela gestão desses recursos.

O fundo do banco investe em crédito privado, em emissões como a da empresa X. A taxa da emissão da debênture X fica em torno de 110% do CDI, mas como o gestor precisa ser remunerado, o investidor final acaba recebendo apenas 104% do CDI.

Mas veja bem, o fundo tem liquidez diária, o que o torna um excelente produto quando comparado ao Tesouro Selic, não é mesmo?

Todos dessa indústria seguem suas vidas muito felizes…

A empresa X captou os bilhões que precisava para o seu agressivo plano de expansão.

O banco de investimento abocanhou altas taxas de estruturação da emissão.

O gerente vendeu um produto da casa para o cliente final e abocanhou a sua comissão.

O gestor do fundo recebeu sua taxa de administração.

O cliente final está recebendo 104% do CDI com liquidez diária, ao invés de 100%.

Todo mundo está feliz!

Até que vem uma crise econômica

Postado originalmente por: Nord Research