fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Sinais do corpo.

Image
Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/raiva-irritacao-bravo-irritado-5700201/

O nosso corpo dá muitos alertas de que ele não está bem. Melhor que qualquer painel de automóvel, avião ou veículo mecânico o corpo humano foi feito de uma forma tão perfeita que é possível reconhecer seus sinais de alerta.

Salmo 73.21-28

Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/raiva-irritacao-bravo-irritado-5700201/

Um médico quando precisa diagnosticar a enfermidade de seu paciente precisa fazer várias perguntas, esse procedimento é chamado de anamnese, e se torna mais eficiente quando as perguntas são direcionadas de forma clara e a resposta dada pelo paciente aponta para a resposta do próprio corpo.

Há alguns anos passei por uma cirurgia bariátrica, durante os procedimentos e consultas que antecedem ao ato cirúrgico fui alertado sobre uma intercorrência pós-operatória. Uma delas se chama “síndrome de dumping” e é uma situação ocasionada pela passagem rápida de alimentos gordurosos e com excesso de açúcar para o intestino. Quando acometido da dor ocasionado por ela é preciso parar e esperar que os sintomas diminuam.

Eu me acostumei com a dor que durava em média trinta minutos e parava. Um dia senti a mesma dor, ela me “apertava” por dentro, mas não parou após trinta minutos. Depois de dois dias sentindo a mesma dor falei com a Sílvia, e contei que minha urina estava com a cor do café. No outro dia ela me obrigou a ir ao hospital. Lá chegando, após a triagem fui internado para expelir a pedra que obstruíra o canal do pâncreas. Estava acometido de pancreatite moderada, e que foi solucionada com o expelir da pedra e com a remoção da vesícula biliar.

O nosso corpo dá sinais de problemas o tempo todo. Quando há problemas físicos, emocionais, ou mesmo espirituais, nós perceberemos os sinais. Sinais de reclusão, de amargura, de medo, ansiedade, preocupação excessiva, dor e aperto no coração, são evidências de alerta. Algo não vai bem e precisa ser solucionado. Quanto mais tempo levamos para buscar a solução mais difícil a resolução.

Segundo o salmista muitas vezes nosso coração está embrutecido, e por isso não percebemos os sinais de alerta que o Senhor nos concede. Não notamos as maravilhas do Senhor e seu cuidado para conosco, e com isso nos distanciamos da solução que está ligada a Ele.

Quando o nosso espírito se abate dentro de nós precisamos procurar alívio no lugar certo, e o melhor lugar é no Deus de todo consolo e amor. O meio mais eficiente de sermos tratados é através do grande poder de Deus, mas para isso precisamos estar atentos aos nossos estados de alerta para que a dúvida não se torne incredulidade, a angústia em falta de esperança, a ira em ódio, a ansiedade em medo.

Quando sentir que há algo errado dentro de você procure a Deus, deposite seus anseios aos pés de Cristo, busque no Senhor uma razão de esperança. Quando a dor é física Ele pode curar. Se emocional Ele é o balsamo. E se é espiritual só Ele pode solucionar, pois a salvação só pertence a Deus. Pense nisso.

Um grandioso abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que aprendeu a reconhecer os sinais de alerta.