fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Para pescar é preciso uma minhoca…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/minhocas-nas-maos-de-uma-pessoa-3696170/

Pescadores são tidos como mentirosos, ou pelo menos contadores de histórias. Não digo que todos são mentirosos, mas com certeza a grande maioria amplifica muito os fatos acontecidos.

Jó 41

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/minhocas-nas-maos-de-uma-pessoa-3696170/

Faz muito tempo que não pesco, mas sempre gostei muito. Nunca peguei um peixe com mais de um quilo, mas já ouvi histórias de pessoas que fizeram, já provei o pescado de alguns também. A minha pesca era amadora, era a pescaria de uma criança que se divertia em saborear lambaris, mandis, traíras, carás, e pequenas tilápias.

Para pescar eu precisava de isca. Não é possível pescar algo sem que o anzol esteja encoberto por algo atrativo ao peixe (nossa vítima). Certa vez queria ir pescar então fui para a casa da vó Geralda, lá havia uma horta e uma pequena caixa de água (que era abastecida por uma nascente que fora canalizada justamente para abastecer a casa), ao lado daquele tanque a aproximadamente uns três metros havia um tronco (cujo solo vivia úmido) o qual o vô Eurivaldo havia me mostrado que quase sempre podia ser encontradas minhocas abaixo dele.

Quando eu virei o tronco uma cobra se enrolou para dar um bote, como estava com uma enxada nas mãos a cortei ao meio (não medi para ver se era exato), mas ela continuou dando pequenos botes até que com o outro lado da enxada esmaguei sua cabeça. Como o vovô me ensinou, não podia deixar a cobra no chão, pois os “espinhos” dela poderiam ser envenenados e se alguém pisasse morreria. Peguei um graveto, e como de costume joguei os pedaços da cobra dentro de um cupinzeiro.

Jó menciona Leviatã, um ser mitológico (ou apenas uma tradução de crocodilo) com uma força sobrenatural, que nenhum homem em sã consciência tentaria enfrentar. É como se ele estivesse dizendo existem coisas inexplicáveis demais ao homem, mas que ao mesmo tempo são conhecidas por Deus. Existem situações onde não temos o controle, não sabemos o que fazer, nem ao menos temos poder para agir, mas o Senhor, o Altíssimo sabe, governa e reina.

Posso afirmar que uma coisa eu creio, Deus é soberano, e em sua soberania Ele dirige nossos passos para que Seu projeto para o homem seja cumprido e assim Seu nome seja glorificado em toda a terra. Não há nada encoberto diante de Deus, nenhuma atitude, nenhum pensamento, nenhuma omissão. Mas Ele permite que os acontecimentos se entrelacem e que o homem consiga de certa maneira perceber o seu cuidado e sua regência soberana sobre todas as coisas.

Pense nisso, Deus sabe o inimaginável, Ele conhece o improvável, controla o que é indomável aos olhos humanos, pois o seu poder, a sua grandeza, sua justiça e seu amor sobrepõe todo e qualquer poder ou entendimento. Creia no Senhor e saiba que Ele está regendo sua vida mesmo diante do que você não sabe reconhecer.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que reconhece o Senhor livrando sua vida do perigo.