fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Chegamos ao fim

Image

Chegamos na penúltima semana do ano, semana do Natal. O mercado começa a perder liquidez. Pode começar a notar que, cada vez mais, os preços abrem tentando um movimento e logo depois param sem força.

Não há muito o que fazer agora. Não tem muito o que buscar em termos de retorno.

É hora de parar, pensar em como foi este ano para você e o que você quer para o ano que vem.

Você teve uma rentabilidade satisfatória nos seus investimentos?

Se não teve, quais foram os motivos?

Fez uma aposta muito grande que deu errado?

Esse é um erro comum. Muitas vezes vamos para o tudo ou nada com uma ação que estamos bem confiantes. O duro de ter uma posição muito concentrada é que, caso dê errado, ela acaba impactando muito no resultado total.

Mas isso em si não é necessariamente negativo. O retorno positivo também poderia contribuir muito. O que você tem que ponderar quando faz uma posição muito relevante é se tem uma confiança muito grande nessa posição. A confiança tem que ser proporcional ao tamanho da ação na carteira.

Se for assim, concentrar pode acabar sendo uma boa estratégia. Agora, se você aposta grande em algo que não tem tanta convicção assim, está aumentando as chances de um retorno medíocre.

Não fez aposta nenhuma?

Esse deve ser um dos maiores (se não o maior) motivo de baixa performance na carteira das pessoas físicas.

Muitas vezes temos medo de fazer algumas apostas. Ou estamos começando a investir ou sentimos que não dominamos completamente o assunto e, assim, vamos arrastando carteiras extremamente conservadoras. Sem volatilidade, mas sem retorno também.

Esse erro não acontece apenas com pessoas físicas. Vários gestores profissionais morrem de medo de fazer posições relevantes. Normal.

Mas acontece que as oportunidades boas vêm e passam. Se não as aproveitarmos, se não aceitarmos correr um pouco mais de risco, teremos que aceitar um retorno mediano para sempre.

Não tem como ganhar muito dinheiro correndo pouco risco. Essa era passou e não vai mais voltar.

Para você, que morre de medo de fazer qualquer coisa que não Tesouro Selic, segue uma dica:

Comece pequeno, mas comece!

Compre uma ação com 1 por cento do patrimônio. Não vai mudar muito, não vai comprometer seu retorno. Mas vai começar a te colocar no jogo e fazer com que você se obrigue a olhar o que está acontecendo e tente entender.

Quando não temos nada em jogo, é difícil nos motivarmos para aprender. Ainda mais se levarmos uma vida cheia de afazeres.

Se o lote correto a se fazer era 1000 unidades, faça 10 ou 20. Mas faça!

Sinta as oscilações, sinta as oportunidades e, principalmente, vá aprendendo.

Aos poucos, você vai sentindo a confiança necessária para aumentar gradativamente esses lotes.

Fez coisa demais?

Tem gente que acaba entrando em qualquer operação. E com a mesma gana que entra nas melhores oportunidades, entra nas oportunidades medianas.

Essa é a receita para uma rentabilidade ruim.

As boas oportunidades não aparecem sempre. Elas demoram. E quando elas aparecem, você tem que aproveitar e ter a confiança de fazer um tamanho maior.

Se você fica "gastando suas fichas" e perdendo pequenos dinheirinhos com operações ruins, quando chegar a hora de crescer numa boa oportunidade, você não terá coragem, pelo medo de perder mais um pouquinho.

Sabe aquele meme dos 2 lutadores no ringue? Em que um dos lutadores faz um monte de micagem, dá estrela, mortal, soca o ar, chama a galera… e o outro fica só olhando quando, de repente, o paciente vai lá e dá um soco cirúrgico no outro, que cai de forma definitiva?

Pois é, investir é isso. Não gaste sua energia nem seu retorno com operações medianas. Espere as boas, entre maior, e o retorno virá!

Quer ajuda?

Se tudo isso ainda parece surreal para você, se você sente que não está conseguindo evoluir sozinho e não está conseguindo sair do lugar, procure ajuda!

Analistas qualificados e com experiência podem fazer uma grande diferença em uma hora dessas.

Nosso propósito na Nord é exatamente esse e estamos aqui para ajudar pessoas como você, que procuram conhecimento e boas recomendações.

Mas não precisa ser conosco. Tem várias empresas que fazem um bom trabalho.

Mas comece!

Movimente-se. Saia do lugar.

Ano que vem a gente conversa. Eu só quero que você me prometa uma coisa: que ano que vem você estará melhor que este ano. Não melhor que o vizinho, não melhor que o amigo. Melhor que você mesmo.

Combinado?

Se quiser uma dica sobre qual carteira seguir, aproveite que hoje é o último dia em que a série ANTI-Trader estará aberta e faça a sua inscrição. O link exclusivo é este aqui.

Um excelente Natal para todos vocês! Que a sua família esteja com saúde e segurança.

Muito obrigada por todo o carinho que recebemos este ano. Nosso trabalho é para vocês, e não tem nada que nos inspire mais a continuar do que o feedback carinhoso que vocês tão generosamente nos dão.

Um grande abraço!

Postado originalmente por: Nord Research