fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • A sabedoria da sua mãe aplicada às estratégias de marketing

A sabedoria da sua mãe aplicada às estratégias de marketing

Image

Na comunicação, vale a regra da sua mãe: você não é todo mundo.

Generalizar a forma de se conectar com seu público não traz resultados em um momento que a comunicação não é mais um processo em que apenas a marca fala. Hoje, a interação com o consumidor é parte cada vez mais natural do processo.

São inúmeros os veículos e plataformas para divulgar sua marca. Desde o cardápio do barzinho até o horário nobre da TV, passando pelo mundo mágico das redes sociais e mídia online. Uma estimativa feita no Dentsu Ad Spend Report aponta o crescimento da publicidade digital, que deve ser responsável em 2021 por 50% da mídia do mundo todo.

Obviamente, os olhos do mercado brilham para o share nunca antes visto do formato digital. Mas antes de investir todos os seus recursos com o Google e o conglomerado do Mark Zuckeberg, vou te contar uma história:

Uma das emissoras de rádio mais antigas da região completa 75 anos em 2021. Muito tradicional, tem uma audiência fiel e muito participativa. A emissora todos os anos realiza um sorteio de natal. Em 2020, toda a ação foi feita no perfil do Instagram, que recebeu inúmeras ligações de ouvintes indignados porque não podiam participar através do telefone. Um dos motivos de não se fazer o sorteio com base em participações por ligação é que o sistema não existe mais (!).

Nem tanto ao mar, nem tanto ao vento, minha mãe sempre dizia. A presença digital é importante sim, mas em casos como esse o erro foi concentrar os esforços em uma plataforma que não tem a presença ou o interesse da maioria da audiência, por mais que a alternativa pedida pelos ouvintes fosse obsoleta. Apostar todas as fichas em um canal em um mundo bombardeado por publicidade on e off-line não é uma estratégia eficiente.

Mas como saber onde achar meu público?

Primeiramente ouça. Proponha o diálogo e converse com seus clientes. Procure conhecer seus hábitos e preferências. Teste suas opções, analise e veja quais foram os resultados. Tente estar presente onde for possível, mas de maneira eficaz e alinhada com a sua marca. E conte sempre com um profissional ou agência para te guiar na busca pelo contato com a sua audiência.

Minha mãe sempre me aconselhou: Devagar e sempre. A tentativa é diária, mas vale a pena.

Siga a gente nas redes sociais: @ampla360