fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Senado aprova projeto que limita ICMS sobre combustíveis, conta de luz, comunicações e transportes Texto diz que esses itens são essenciais e, por isso, imposto não pode ultrapassar os 18%.

Senado aprova projeto que limita ICMS sobre combustíveis, conta de luz, comunicações e transportes Texto diz que esses itens são essenciais e, por isso, imposto não pode ultrapassar os 18%.

Image
posto de combustivel , gasolina alcool

O Senado aprovou nesta segunda-feira (13) o projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, um tributo estadual) incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O texto-base da proposta foi aprovado por 65 votos a 12.

As principais reivindicações dos estados, no entanto, não foram atendidas na versão final do parecer.

Em linhas gerais, o projeto estabelece que os combustíveis, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo passarão a ser considerados bens e serviços essenciais.

Essa definição proíbe os estados de cobrarem taxa superior à alíquota geral do ICMS, que varia entre 17% e 18%, sobre esses itens. Atualmente, esses bens e serviços são classificados como supérfluos – e o ICMS incidente em alguns estados supera os 30%.

No texto, o senador Fernando Bezerra incluiu a ideia do governo de zerar as alíquotas da Cide-Combustíveis, do PIS/Pasep e da Cofins, que são tributos federais, incidentes sobre a gasolina, até 31 de dezembro deste ano.

O relator também propôs zerar as alíquotas do PIS/Pasep, da Cofins e da Cide sobre o álcool até o fim deste ano. Na versão anterior, a desoneração dos tributos federais incidentes sobre etanol iria até junho de 2027, mas Bezerra reduziu o período.