fbpx
Pular para o conteúdo

Juiz de Fora tem o mês mais chuvoso desde janeiro de 2020

Image

Acumulado chegou a 369 milímetros, mais que o dobro da média prevista de 174,7 milímetros

Com as chuvas que atingiram Juiz de Fora no sábado (19) e neste domingo (20), fevereiro se tornou o mês mais chuvoso na cidade desde janeiro de 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos primeiros 20 dias do mês, o acumulado de chuvas chegou a 369 milímetros no município, perdendo apenas para janeiro de 2020, quando foram registrados 372 milímetros.

Para se ter ideia, o Inmet, que afere o comportamento das chuvas em Juiz de Fora desde 1914, havia previsto para todo o mês de fevereiro a média de 174,7 milímetros. O observado, portanto, foi um acumulado de mais que o dobro do esperado para fevereiro. Com a previsão de chuva para os próximos dias, o número pode se aproximar ao mês mais chuvoso dos últimos cinco anos em Juiz de Fora – que foi dezembro de 2018, com 381 milímetros.

Previsão

De acordo com o Inmet, as condições meteorológicas são favoráveis para o tempo instável em toda região de Minas Gerais. Um alerta meteorológico publicado pelo instituto aponta para risco de chuvas intensas na Zona da Mata até o fim da manhã de terça-feira (22). A precipitação acumulada pode chegar a sete milímetros na cidade.

Segundo o Inmet, isso ocorre porque uma massa de ar instável e quente cobre o Brasil Central. As temperaturas permanecerão elevadas, e a máxima esperada para terça-feira é de 27 graus. A mínima deve ficar em 19 graus. O céu deve permanecer nublado, assim como aconteceu nesta segunda-feira (21), com pancadas de chuva e trovoadas. Nesta segunda, os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, instalados no campus da UFJF, aferiram máxima de 26,3 graus e mínima de 19,6.

Defesa Civil registra 80 ocorrências até esta segunda

A forte precipitação que atingiu Juiz de Fora neste fim de semana causou estragos em diferentes regiões da cidade. Foram registradas 80 ocorrências na Defesa Civil com relação à chuva até o fim da tarde desta segunda-feira (21). Destas, 48 foram causadas por deslizamentos de talude. Segundo a pasta, o órgão segue realizando vistorias e atendimento social nas áreas afetadas.

A região Leste foi a área da cidade onde mais choveu no fim de semana, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No Bairro Linhares, o acumulado de precipitações chegou a 61,4 milímetros. Já na Zona Sudeste, o destaque fica para o Bairro de Lourdes (57,9 milímetros), enquanto que na região Nordeste chamou atenção o volume de chuvas no Bairro Filgueiras (54 milímetros).

Reparos na Rua Sampaio já foram finalizados

No sábado, a rua Sampaio, no bairro Granbery, foi interditada devido a um rompimento de rede. Para fazer o reparo, foi preciso fechar a água da rede tronco central de abastecimento, que fornece água para o Centro da cidade e bairros como Guaruá, Vila Ideal, Furtado de Menezes, Poço Rico, Santa Teresa, Granjas Primavera, Retiro, Santo Antônio, Niterói, Floresta, Granjas Bethel, Pedras Preciosas, Lourdes, JK, Tiguera, Costa Carvalho, Jardim da Lua, Vila Ideal, Parque Serra Verde, Bom Pastor, Boa Vista, Vila Ozanam, Alto dos Passos, Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus e Ipiranga.

De acordo com informações divulgadas pela Cesama, os reparous foram finalizados ainda no domingo (20), por volta das 16h, e o fornecimento de água foi restabelecido em seguida. Apesar disso, a região do Guaruá ainda está em recuperação, e o abastecimento deve ser regularizado ao longo desta segunda-feira (22).

As informações são do portal Tribuna de Minas – Associada Amirt.

O post Juiz de Fora tem o mês mais chuvoso desde janeiro de 2020 apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT