fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Prefeitura de Itapecerica estabelece Cooperação Técnica com IPGC para iniciar projeto de Cidade Inteligente.

Prefeitura de Itapecerica estabelece Cooperação Técnica com IPGC para iniciar projeto de Cidade Inteligente.

Image
Prefeitura de Itapecerica estabelece Cooperação Técnica com IPGC para iniciar projeto de Cidade Inteligente. TÊko

Prefeitura de Itapecerica estabelece Cooperação Técnica com IPGC para iniciar projeto de Cidade Inteligente. TÊko

A Prefeitura de Itapecerica assinou, nesta quarta-feira, o acordo de cooperação técnica que viabiliza projeto de Cidade Inteligente, ou ​Smart City, para o município. Os estudos de viabilidade serão desenvolvidos pelo ​Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil)​, cujo ​programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) já implementou projetos como esse em ​Carmo do Cajuru​ e ​Ouro Preto​.

A PPP de Cidade Inteligente integra duas ​soluções inovadoras e rentáveis para a gestão de Itapecerica. Para a eficientização da iluminação, a proposta é implementar luminárias de LED​, que geram menor custo e maior sensação de segurança ao cidadão, devido ao maior potencial de luminância.

Já no âmbito da conectividade, o projeto integra à iluminação pública a ​criação de uma infraestrutura de dados com fibra óptica​, que oferecerá serviços como Wi-Fi gratuito nas vias públicas, videomonitoramento integrado ao sistema da Polícia Civil e internet cabeada em prédios públicos, como escolas, postos de saúde e hospitais.
Para o prefeito Têko, a assinatura da cooperação simboliza o início de uma jornada de muito trabalho. “Com muito trabalho, estudo e parceria, vamos juntos com o Instituto e a Prefeitura fazer o bem e levar políticas públicas de qualidade para nossa população”

Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, o próximo passo é a capacitação do Governo Municipal. O IPGC realizará uma oficina para que os governantes estejam preparados para receber e executar o projeto em todas as etapas.