fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Construção: pressão nas margens à frente?

Image

Apesar do mercado aquecido no setor de incorporação e construção civil, a alta nos principais insumos dos materiais de construção vem chamando atenção e pode trazer um questionamento com relação à capacidade de repasse de preços.

Alguns insumos básicos para os processos construtivos, inclusive, chegaram a apresentar aumento de dois dígitos ao longo dos últimos meses.

O fato é um ponto de atenção para o setor, ainda mais considerando os players cujo volume de insumos ainda não havia sido previamente contratado antes dessa alta. As consequências podem ser diversas: freio nos lançamentos, possíveis estouros no custo de obras e margens mais pressionadas.

Isso até me lembra um pouco o ocorrido durante a chegada dos IPOs das empresas do setor em 2007: com promessas altas de crescimento e novo porte de atividade, muitas incorporadoras novatas na área não souberam lidar com a inflação nos terrenos e gestão de custo de obras.

E aí, o final você já sabe. Por isso, toda cautela e análise é necessária, ainda mais considerando o número razoável de empresas na “fila” nesse segmento para abrir capital e levantar dinheiro ao mercado.

Uma coisa é positiva: o mercado está aquecido e a taxa de juros nos níveis atuais é fator impulsionador de demanda, traduzindo-se em um início de ciclo positivo ao setor. Isso confirmado, o preço sobe e as margens não seriam tão pressionadas assim.

Do nosso lado, estamos com olhos bem abertos para essa questão, mas ao mesmo tempo confortáveis com a nossa tese do segmento no Nord Small Caps. A empresa é bastante conservadora no anúncio de novos empreendimentos, com histórico de antecipação de entregas e boa gestão de custos.

Abraços,

Postado originalmente por: Nord Research