A qualidade do sono é importante para a saúde mental e física, pois é durante o sono que o corpo realiza várias funções restauradoras como: A reparação de tecidos, nela o corpo repara tecidos, cresce muscularmente e sintetiza proteínas. Já na regulação do metabolismo, o sono ajuda a regular o metabolismo e a repor energias.
Na hora do sono acontece também a eliminação de toxinas. O cérebro elimina toxinas acumuladas durante o dia, como as proteínas beta-amiloide e Tau, relacionadas com o desenvolvimento da doença de Alzheimer. O sono ainda estimula a proteção das células cerebrais que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro, protegendo as células cerebrais contra danos.
Por outro lado a falta de sono pode causar diversos problemas de memória, de dificuldades de concentração, Irritabilidade, desânimo e tristeza, além do agravamento de doenças. No quadro especial do programa Bom Dia Divinópolis o Naturopata, Ramon Assis apresentou dicas para ter uma boa noite de sono.