Prefeitos se reúnem para discutir instalação de gasoduto na região Centro-Oeste

Postado em 24/07/2019 15:48

Divinópolis sediou nesta manhã, 24 uma reunião com representantes de cidades do Centro-Oeste para debater a instalação de um gasoduto. Prefeitos de pelo menos nove cidades demonstraram interesse em adquirir o gás. Atualmente, as industriais estão mudando o consumo de energia. O objetivo é trocar o uso da energia elétrica pela energia a gás.

A discussão em torno da instalação de um gasoduto na região levou prefeitos e demais gestores públicos a se encontrarem com um ex-conselheiro da companhia de Gás de Minas Gerais, a GASMIG. O gás natural é uma fonte de energia que tem atraído às indústrias. Além de ser mais barato, o gás é considerado uma fonte limpa de energia. Hoje grandes empresas têm deixado de produzir com energia elétrica e optando pelo gás.

Em 2015, já se cogitou a instalação do gasoduto para atender a região Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro. Seria mais de 450 quilômetros de dutos e um investimento estimado em 4 bilhões de reais. Mas por causa de impasses, o projeto não andou.

A GASMIG é hoje a principal empresa fornecedora de gás em todo estado. São pouco mais de dois mil e quinhentos quilômetros de dutos instalados na região de Belo Horizonte, Vale do Aço, Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes e Sul de Minas. Além disso, a estatal oferta dois tipos de gases, o gás natural liquefeito e o gás natural comprimido. Os gases atenderiam muito bem as empresas da região e poderiam atrair investidores.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!