Publicidade

Palestra debate inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Postado em 29/10/2019 19:39

O SENAC em Divinópolis recebeu o dia D de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Empresas com mais de 100 funcionários devem seguir a legislação e destinar dois por cento das vagas. O encontro que reuniu gestores de empresas privadas e o Ministério do Trabalho teve a finalidade de ampliar as oportunidades de emprego na cidade.

O Brasil tem hoje quase 12 milhões desempregados, segundo o IBGE. Na luta para encontrar uma oportunidade de trabalho estão os portadores de deficiência. Em Divinópolis, o dia da inclusão da pessoa com deficiência reuniu entidades como o Ministério do Trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social e gestores de empresas privadas pra falar da situação do mercado.

Desde 2015, o dia D de inclusão da pessoa com deficiência é realizado em Divinópolis. Os debates incluem palestras e troca de experiências entre profissionais de diversas empresas, incluindo aqueles que possuem deficiência e trabalham seguindo o sistema de cotas. Um exemplo de que as empresas estão seguindo a legislação está no SINE, que regula as oportunidades de emprego na cidade. Mas a falta de vagas por parte de algumas empresas ainda é um dificultador.

Advertisement

Pra conseguir um bom emprego, a qualificação faz toda a diferença. O José Geraldo trabalha numa empresa moveleira há cinco meses e está satisfeito com o emprego de técnico de segurança do trabalho. Com mais de 2500 funcionários, uma empresa do ramo de alimentos de São Sebastião do Oeste oferta 125 vagas para pessoa com deficiência. A empresa segue a legislação, mas vê dificuldades em encontrar funcionários que possuam capacitação para ocupar a vaga.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!