O beneficio da aposentadoria é um suporte muito importante para o trabalhador que encerra seu ciclo produtivo no mercado de trabalho. Infelizmente a cultura do planejamento previdenciário ainda é precária no país, desta forma quando é chegada a hora, muitas vezes a resposta não é positiva.
O quadro especial do programa Bom Dia Divinópolis respondeu essa pergunta nessa semana se não conseguiu se aposentar, quais as opções? Uma delas é continuar contribuindo. Se você parou de contribuir por algum motivo, como desemprego, pode voltar a contribuir no futuro e somar as contribuições já feitas ao seu tempo total de contribuição.
Outra opção é pagar contribuições em atraso. É possível pagar contribuições atrasadas do INSS, desde que você comprove que era segurado do INSS no período em que pretende pagar. No entanto, há casos em que não é possível pagar o INSS em atraso.
Por último tem o Benefício assistencial ao idoso (LOAS). Pessoas idosas com mais de 65 anos e em situação de miserabilidade podem ter direito ao LOAS, um benefício assistencial que não exige contribuição ao INSS. Para ter direito, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e ter CPF.