fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Saiba como higienizar e armazenar frutas e legumes para evitar contaminações e desperdício

Saiba como higienizar e armazenar frutas e legumes para evitar contaminações e desperdício

Image

Quem quer ter uma alimentação mais saudável, precisa aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. O desafio, no entanto, é ingerir os produtos ainda frescos. Agora, vegetais embalados não precisam mais ter data de validade. Segundo o Ministério da Agricultura, a medida é importante no combate ao desperdício. Agora cabe ao consumidor identificar a qualidade antes da compra.

Uma das formas de garantir alimentos sempre frescos é dar preferência para os produtos da estação, mais nutritivos e baratos. Agosto é época da abóbora, batata, couve-flor, ervilha, beterraba, inhame, cenoura e mandioca. As frutas são banana, caju, laranja, mexerica e morango. É importante sempre buscar informações sobre o que comprar.

Antes da portaria, se o produto atingisse a data da validade ele deveria ser descartado, mesmo estando em boas condições. Caso contrário, o comerciante podia ser autuado pelos órgãos de defesa do consumidor. Com a correria do dia-dia, a maioria das pessoas acaba tendo que comprar tudo de uma vez e estocar em casa. É importante ficar atento, então, forma de armazenar os alimentos.

O branqueamento consiste em aplicar um choque térmico no legume antes de congelar. A nutricionista ensina uma técnica. Pique o alimento com casca e, depois de higienizado, coloque em água fervente por cerca de três minutos. Depois coloque o legume, imediatamente, em uma vasilha com água gelada. Escorra o alimento e guarde em um saco plástico, retirando o máximo possível de ar. Em seguida, leve ao congelador.

Já as verduras de folha devem estar bem secas antes de serem colocadas em uma vasilha. As camadas do alimento devem ser separadas com papel toalha. Depois, é preciso fechar bem o vasilhame e colocar na geladeira.

Os vegetais devem ser lavados com sanitizante ou água sanitária, sem alvejante e perfume, com 1% de hipoclorito de sódio. A proporção é de uma colher de sopa para cada litro de água. Eles devem ficar imersos por, no máximo, 15 minutos. Antes de armazenar, os alimentos devem ser etiquetados e identificados. É importante ficar atento as datas.