fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Neto de GTO, Alex Pereira Teles vence prêmio SEBRAE e mantém legado da família

Neto de GTO, Alex Pereira Teles vence prêmio SEBRAE e mantém legado da família

Image

Alex Pereira Teles, neto do escultor divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira, o GTO, venceu o prêmio SEBRAE Top 100 de artesanato tradicional. Ele concorreu com mais de 1200 artesãos de todo o Brasil.

Conhecido por suas esculturas em madeira, GTO já teve seu trabalho reconhecido em boa parte do mundo. Sua primeira escultura surgiu em. A roda da vida foi a primeira obra a receber um nome.

No museu de GTO, no bairro Niterói que estão obras como a Pirâmide das Rosas. Foram seis meses até ficar totalmente pronto. O biombo cultural foi desenvolvido em conjunto, entre pai e filho. A obra foi esculpida em madeira de cedro, que tem alta durabilidade. Já o São Francisco foi feito na madeira de cabiúna.

Desde 1981 é no museu residência GTO onde estão as principais obras do artista. Aos 55 anos, começou a esculpir após um sonho. Foram as árvores que deram permissão para que deixasse todo o seu legado pra mais de 190 países. 

Um reconhecimento que agora passa de geração em geração. Depois de Geraldo Teles e Mário Pereira Teles, foi a vez de Alex dar continuidade ao trabalho desenvolvido na família. Junto com pai, já coleciona esculturas.

O próprio GTO já talhou mais de duas mil esculturas. O legado, que agora é familiar contempla cerca de 25 mil obras. Um legado que o Alex também compartilha. Desde 1990 ele cuida do museu dedicado às obras do avô e do pai e há 10 anos, executa projetos próprios.