fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Baixa procura pela vacinação infantil pode trazer de volta doenças já controladas em Minas

Baixa procura pela vacinação infantil pode trazer de volta doenças já controladas em Minas

Image

Doenças comuns nos anos 70 podem retornar devido à baixa procura pela vacinação infantil. O alerta é do governo do estado. Em Divinópolis, nesta quinta-feira, haverá vacinação contra a Covid-19, para as crianças. A meta da campanha contra a poliomielite era vacinar 95% das crianças entre um e cinco anos. Mas não foi atingida. No estado 84% do público alvo foi imunizado. No geral, Minas Gerais ocupa a quinta posição no ranking nacional.

Em Divinópolis a cobertura ficou em 82%. Outras vacinas também registraram queda nos últimos anos.  A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra doenças infecciosas, mas, nos últimos anos, dados do programa nacional de imunização mostram baixos índices de cobertura em todo o país.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 742 municípios estão com alto risco de reintrodução de doenças que poderiam ser evitadas com a imunização de crianças menores de dois anos.

Em Divinópolis os pais devem ficar atentos com a vacinação infantil contra a Covid -19. Cerca de 51% do público alvo já recebeu a segunda dose. Para os menores de 11 anos ela ocorre sempre às sextas-feiras e está disponível nos postos de saúde dos bairros Nações, Belvedere, Bom Pastor, Ipiranga, Niterói e Ermida. Excepcionalmente esta semana, em função do jogo do Brasil, a vacinação será nesta quinta-feira.

Quando uma pessoa é vacinada, ela não protege só a si mesma, mas protege também as pessoas próximas e a coletividade. Por isso, é importante manter o cartão de vacinação atualizado. Mas o que explica a queda na procura pela vacina? Um dos fatores é a falta de conhecimentos dos riscos da não imunização.