Instalação de DIU passa a ser ofertada em seis unidades de saúde em Divinópolis - Portal MPA

Publicidade

Instalação de DIU passa a ser ofertada em seis unidades de saúde em Divinópolis

Postado em 25/12/2021 11:18

O dispositivo intrauterino, o DIU, é um método contraceptivo. Segundo estudos, possui eficácia superior a 99 %. Em Divinópolis, o serviço que era realizado somente na policlínica passa a ser oferecido em seis unidades de saúde. A instalação do dispositivo é feita em uma sala como esta. Geralmente o procedimento completo dura cerca de 30 minutos.

Para inserção do DIU, é preciso antes uma consulta de orientação de planejamento familiar. A mulher interessada deverá assinar um termo. O novo protocolo estabelecido pelo município não traz a obrigatoriedade da assinatura do companheiro, anteriormente solicitada.

DIU de cobre pode ficar na mulher por até 10 anos. Nos primeiros 30 dias de uso, um exame de imagem é feito pra saber se o dispositivo está corretamente instalado. Depois, a cada ano, um novo ultrassom é realizado.

Em Divinópolis, só no mês passado foram quase 50 inserções de DIU. Embora atue contra a gravidez, o DIU não dispensa o uso de métodos contra infecções sexualmente transmissíveis. Os serviço está disponível nas unidades de saúde do Santos Dumont, Maria Lúcia Gregório (Terra Azul), Candidés, Icaraí, Ipiranga e Central.