Caso de sarampo em Divinópolis fortalece importância da vacinação, veja a programação da campanha

Postado em 02/10/2019 8:00

Depois de 20 anos o sarampo voltou a se uma ameaça em Minas Gerais. Segundo dados da secretaria de estado da saúde o número de casos da doença triplicou nas últimas semanas. Além das 26 confirmações existem aproximadamente 768 notificações em investigação.  Em Divinópolis foi registrado nesta semana o segundo caso suspeito.

De acordo com dados da Secretaria os últimos casos de contaminações foram registrados em 1999.  Naquele ano, foram nove pessoas infectadas. O ano de 2019 já é considerado o maior em número de casos. A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar, e é ai que mora o perigo e gera preocupação para os órgãos de saúde.

Sintomas

Os sintomas do sarampo aparecem em cerca de 3 a 5 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. As manchas vermelhas começam geralmente no rosto e atrás das orelhas, em seguida, se espalham pelo corpo.

Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito.

Prevenção

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Pensando nisso o Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de reforço em todo país. A ação será dividida em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco será as crianças de seis meses a 5 anos. Já a segunda fase, de 18 a 30 de novembro, terá como foco a população de 20 a 29 anos. Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D em duas datas: 19 de outubro e 30 de novembro.

Reveja a reportagem sobre o caso suspeito em Divinópolis

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!