Apesar da desigualdade mulheres conquistam espaço no mercado de trabalho e vencem jornada dupla

Postado em 13/05/2019 16:58

Embora a remuneração ainda seja abaixo do desejado em comparação com os homens exercendo a mesma função, as mulheres alcançaram conquistas significativas em relação ao mercado de trabalho.

Porém, a igualdade de gênero em relação à divisão do trabalho doméstico ainda representa um peso extra que a mulher tem que carregar. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE aponta nessa direção. A análise revela que apenas 71,9% dos homens realizam atividades domésticas, enquanto essa proporção chega 89,9% entre as mulheres.

Em relação aos tipos de tarefas realizadas, os homens só saem na frente no quesito pequenos reparos ou manutenções pontuais, como carro, eletrodomésticos ou outros equipamentos. Entre os homens, 65% se dedicaram a esse tipo de tarefa, contra 33,9% das mulheres. O tempo dedicado ao trabalho em casa também é bastante desigual entre um gênero e outro: mulheres trabalham o dobro, com 20 horas semanais contra apenas 11.

Apesar de toda essa sobrecarga de trabalho as mulheres não perdem a essência de serem mães. Além de cuidar bem da casa elas são empreendedoras e criativas. A mulher cada vez mais conquista espaço e posição no mercado de trabalho.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com