fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Recomendações
  • Gerdau abre inscrições do Edital de Investimento Social em cidades mineiras

Gerdau abre inscrições do Edital de Investimento Social em cidades mineiras

Image
Primeira turma do projeto - Créditos: Matheus Matta / Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com inscrições abertas para o Edital de Investimento Social 2024, em Minas Gerais.  A iniciativa é aberta a projetos que atuem em prol do desenvolvimento das comunidades nas regiões onde a empresa está presente. As inscrições poderão ser realizadas online pela plataforma Prosas, entre os dias 1º de setembro e 02 de outubro.

Podem se inscrever, organizações da sociedade civil (ONGs, associações locais sem fins políticos ou partidários) e instituições religiosas com finalidade social para atuação nas cidades de: Barão de Cocais, Bom Sucesso, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Curvelo, Diamantina – Distrito de Senador Mourão, Divinópolis, Ingaí, Itabirito, Lassance, Moeda, Olhos-d´água, Ouro Branco, Ouro Preto, São Bento Abade, Sete Lagoas, Três Marias e Várzea da Palma. Para os distritos de Engenheiro Correia e Miguel Burnier, em Ouro Preto, existe um edital específico.

Os recursos serão disponibilizados em 2024, de acordo com o cronograma de cada projeto aprovado.  Em 2022, a Gerdau investiu R$ 37,2 milhões com iniciativas sociais em Minas Gerais. Ao todo, foram 130 projetos e 142 ações. Quase um milhão de pessoas de 23 municípios foram beneficiadas no período.

Os projetos devem seguir as frentes de Empreendedorismo, em três pilares: educação – apoio a projetos voltados ao estímulo e à capacitação de atuais e futuros empreendedores, bem como a preparação para o mercado de trabalho, habitação – com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à busca de soluções para os desafios da moradia e reciclagem – projetos voltados para estímulo à reciclagem, à reutilização de materiais e ao consumo consciente. “Minas Gerais é um estado é extremamente relevante para a Gerdau. E por isso, atualmente, a maior parte dos nossos investimentos em iniciativas sociais estão no estado. A abertura do edital é muito importante, pois assim, as próprias comunidades podem apresentar projetos que consideram importantes para elas e nós teremos a oportunidade de conhecer e apoiar essas iniciativas”, afirma o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes.

A atuação social focada no empreendedorismo desperta, canaliza e impulsiona a capacidade das pessoas comprometidas com a construção e transformação de um futuro melhor na vida de crianças, jovens e adultos.

Um dos projetos contemplados no edital aberto no ano passado, foi o Ellas Cultura e Transformação, sob coordenação de Rud Alves.  A iniciativa apoiada pela Gerdau busca promover o incremento de renda familiar para as mulheres participantes por meio de cursos de capacitação e divulgação dos produtos locais da área da moda. Para ele, o projeto cresceu muito esse ano graças ao edital. “Foi com esse importante apoio que estruturamos o projeto elaborado junto ao Ronaldo Fraga, que construiu uma coleção de roupas junto com as participantes. Elas tiveram aula de paletas de cores, de corte, de costura e de modelagem e criaram produtos maravilhosos”, conta. “Conseguimos também desenvolver outros projetos, como sessão de fotos para as meninas serem modelos e a criação de um e-commerce para que elas consigam vender as peças. É um projeto que criou renda, que motivou, empoderou as mulheres e ele só foi possível por causa desse edital.  Só temos a agradecer a Gerdau por viabilizar esse sonho”, completa Alves.

Os projetos serão avaliados de acordo com a Diretriz de Responsabilidade Social da Gerdau e com a apresentação dos formulários obrigatórios e documentações a serem exigidas ao longo das três etapas da iniciativa. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 30 de novembro na plataforma Prosas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x