A prática de exercícios físicos não tem idade para começar, e cada vez mais vemos pessoas acima de 60 anos frequentando academias. A musculação, quando realizada de forma adequada, é uma grande aliada na manutenção da saúde, promovendo força, equilíbrio e qualidade de vida.
Para iniciar com segurança, é fundamental passar por uma avaliação médica detalhada, incluindo exames cardiológicos e acompanhamento de especialistas, como cardiologistas e nutricionistas. Com a liberação médica, a equipe de profissionais de educação física e fisioterapia pode criar um programa de exercícios personalizado, garantindo resultados seguros e eficazes.
No caso de idosos, a prática de exercícios físicos, em especial em academias, pode trazer aumento da força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio, além de melhorar resistência física e condicionamento cardiorrespiratório.
Outros benefícios incluem prevenção e controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e osteoporose; controle dos níveis glicêmicos e de pressão arterial; melhora do humor e qualidade de sono, etc.
Vale frisar que é recomendável fazer, previamente, uma avaliação médica, para garantir que os exercícios sejam adequados ao seu perfil e seguros para a nova e benéfica vida praticando atividades físicas.