fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Check Up
  • Check-up: o papel da próstata na saúde masculina

Check-up: o papel da próstata na saúde masculina

Image
foto: Medcenter

Quando se fala sobre a próstata, muitas dúvidas podem surgir, especialmente durante campanhas como o Novembro Azul. A próstata é responsável por produzir o PSA (antígeno prostático específico), um marcador importante para a saúde masculina.

Diferentemente do que muitos pensam, sua remoção não está diretamente ligada à impotência, já que a testosterona, essencial para a função sexual, é produzida em outra parte do corpo. Assim como o útero nas mulheres, a próstata é uma estrutura exclusiva do homem, com funções específicas, como a produção de substâncias que ajudam a diferenciar características masculinas e femininas.

Tanto homens quanto mulheres produzem hormônios de ambos os tipos, mas em proporções diferentes, o que reforça a importância de entender essas diferenças para cuidar da saúde hormonal. A prevenção e o conhecimento sobre a próstata são essenciais para manter uma boa qualidade de vida.

ATENÇÃO, HOMENS: CUIDEM DA PRÓSTATA PARA EVITAR DOENÇAS

Diversas doenças acometem a próstata no homem e algumas delas podem ser evitadas com uma ida ao proctologista ou urologista. Uma delas é a Prostatite, que consiste na inflamação da próstata, podendo causar inchaço, dor abdominal inferior, febre e sintomas urinários, como micção intermitente, sensação de queimação e desejo frequente de urinar. A prostatite é tratada com antibióticos.

Uma situação ‘comum’ que pode acontecer nessa região masculina, geralmente proveniente de herança genética ou demais fatores, é a Hiperplasia prostática benigna (HPB), que, simplesmente, é o aumento da próstata. Geralmente tratado com pomadas e medicamentos, ou cirurgia em casos extremos.

A mais preocupante e mais recorrente dentre as enfermidades na próstata é o câncer de próstata, sendo o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás do câncer de pele. Podendo ser assintomático na fase inicial, é necessário acompanhamento com um médico especialista. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x