A Alopecia Androgenética, mais conhecida como calvície, afeta milhões de brasileiros, dentre homens e mulheres de diversas idades. Para reverter ou prevenir tal quadro, cuidar do cabelo cedo faz diferença! Mas não é só a idade que importa: fatores externos também podem afetar a saúde capilar e precisam ser analisados com cuidado.
Quando se trata de queda capilar, começar o tratamento o quanto antes pode trazer melhores resultados. Isso porque os fios que ficam muito tempo sob ação dos hormônios afinam e se tornam mais difíceis de recuperar. Quanto mais cedo a intervenção, maiores as chances de sucesso.
Fatores externos, como estilo de vida, alimentação, qualidade do sono e até o nível de estresse também podem impactar na saúde capilar, tanto positiva quanto negativamente. Uma pessoa de 50 anos com hábitos saudáveis, por exemplo, pode ter um cabelo mais forte do que um jovem de 30 com uma rotina desregulada.
O segredo está no equilíbrio entre prevenção e cuidados contínuos. Algumas ações, como lavar o cabelo frequentemente em água não quente, boa alimentação, controle da caspa e estresse e diminuição do uso de óleos na região capilar podem auxiliar para a permanência de fios capilares fortes e saudáveis. Além disso, em casos de queda de cabelo, realizar consultas em um dermatologista é altamente indicado, para receber diagnósticos precisos para tratamentos personalizados e medicamentos.