fbpx
Pular para o conteúdo

Voluntárias constroem Vila para abrigar mulheres em situação de rua

Image
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Seattle, no extremo oeste dos EUA, uma pequena comunidade de mini-casas foi construída por uma ONG para pessoas que, até então, viviam em situação de rua. O que torna a iniciativa extraordinária é que as moradias foram construídas por mulheres voluntárias, para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A comunidade, batizada de “Whittier Heights Village”, fica escondido entre um estacionamento de um banco e um complexo de apartamentos de quatro andares no bairro de Ballard, em Seattle. São 16 mini-casas ao todo, com espaço suficiente para abrigar até 20 mulheres por temporada.

De acordo com o portal “Yes Magazine”, a construção da vila segue uma tendência crescente na cidade, que sofre com o aumento do número de pessoas que vivem em situação de rua. As mini-casas são estruturas de até 10 metros quadrados que fornecem moradia, segurança e estabilidade para pessoas desabrigadas.

Na Whittier Heights Village, as residências são exclusivas para o gênero feminino. A vila foi totalmente financiada através de doações públicas e privadas. Ali, se abrigam mulheres que perderam tudo que tinham com poucas distinções: há grávidas, idosas, jovens, veteranas do Exército e também casais do mesmo sexo.

A vila Whittier Heights Village é utilizada como uma solução temporária e rotativa, já que as mulheres abrigadas são acompanhadas pelo Estado e por assistentes sociais, e logo conseguem trabalho e renda suficientes para deixar o local.