Tubarão nasce em tanque só com fêmeas e cientistas estudam o fenômeno - Portal MPA

Publicidade

Tubarão nasce em tanque só com fêmeas e cientistas estudam o fenômeno

Postado em 28/08/2021 7:50

Foto: Rede Social

Um tubarão nasceu no tanque de um aquário italiano. O que seria apenas a rotina da vida em ação, pode ser o primeiro caso de reprodução assexuada da espécie, uma vez que no tanque vivem apenas duas fêmeas há mais de uma década.

O caso intrigante ocorreu no Acquario Cala Gonone, ba região da Sardenha, onde duas fêmeas de Mustelus (da família Triakidae) e algumas teorias preliminares já foram publicadas na mídia.

A Agenzia Italia publicou que cientistas acreditam que o filhote, chamado Ispera, é na verdade o clone da mãe, fruto de um processo chamado partenogênese. Na maioria dos casos, essa técnica só ocorre de forma eventual ou por pressão ambiental como a falta de machos disponíveis, o que pode ter sido o caso da dupla no aquário.

Advertisement

No momento, amostras de DNA do filhote e das fêmeas do tanque para tentar determinar se foi uma reprodução assexuada do tipo. Como a maioria dos laboratórios do país estão ocupados de alguma forma com a pandemia global de covid-19, os resultados devem demorar um pouco.

Mesmo se confirmado, seria o primeiro nascimento de filhotes da espécie por esse tipo de método, o que foi chamado por alguns cientistas de “um avanço significativo” sobre reprodução entre vertebrados.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade