O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesta semana o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), em colaboração com diversos centros de pesquisa. A expectativa é que o imunizante esteja disponível gratuitamente para pacientes russos a partir do início de 2025.
A vacina utiliza a mesma tecnologia empregada em imunizantes contra a covid-19, oferecendo ao sistema imunológico instruções precisas para identificar e combater células cancerígenas específicas. Esta abordagem inovadora é individualizada, ou seja, a vacina é personalizada conforme a análise genética do tumor de cada paciente.
Segundo informações do Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa, a criação dessa vacina representa uma possível revolução na área médica, prometendo maior eficácia no combate ao câncer ao treinar o organismo para reagir especificamente às células doentes.
Se implementada com sucesso, a iniciativa poderá estabelecer novos padrões para o tratamento oncológico e inspirar avanços semelhantes em outros países.
Além da vacina de mRNA, a Rússia também está desenvolvendo a vacina oncolítica EnteroMix, que utiliza uma combinação de quatro vírus não patogênicos.
A EnteroMix tem o objetivo de destruir células malignas e ao mesmo tempo estimular o sistema imunológico a combater o câncer. Os testes clínicos dessa vacina começarão entre o final de 2024 e início de 2025.