Prisioneiro consegue resolver problema matemático que estava há anos sem solução - Portal MPA

Publicidade

Prisioneiro consegue resolver problema matemático que estava há anos sem solução

Postado em 30/09/2021 7:30

Foto: Pixabay

Após passar nove anos atrás das grades, o norte-americano Christopher Havens, de 40 anos, resolveu um problema equacionado pela primeira vez pelo matemático grego Euclides. A descoberta ocorreu no local mais inesperado: numa prisão perto de Seattle, em Washington. É lá que Havens está encarcerado. Dentro da sua cela e na biblioteca da prisão, ele conseguiu desvendar o problema aritmético.

O prisioneiro foi capaz solucionar a questão. O norte-americano formou um ‘culto dos números’ dentro da prisão para compartilhar suas descobertas matemáticas com outros detentos. E é importante ressaltar que ele é um autodidata, tendo aprendido os fundamentos da matemática avançada já atrás das grades.

De acordo com relatório da DW, o assassino encarcerado começou a ‘sair dos trilhos’ após terminar o colégio, se envolvendo com drogas e morando na rua. A situação se complicou ainda mais após sofrer uma sentença de 25 anos por homicídio. Havens conseguiu fechar um acordo com os guardas da prisão onde cumpre pena e com isso conseguiu acesso a livros avançados de matemática e, em contrapartida, dava aulas de aritmética básica aos restantes prisioneiros.

Advertisement

Numa carta enviada a uma editora de livros matemáticos contou que os números e a matemática eram as suas ferramentas de recuperação, mas que não tinha ninguém com quem discutir as suas complexas ideias matemáticas.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade