fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Phil Spector, produtor dos Beatles que foi preso por assassinato, morre aos 81 anos

Phil Spector, produtor dos Beatles que foi preso por assassinato, morre aos 81 anos

Image
Phil Spector, produtor dos Beatles que foi preso por assassinato, morre aos 81 anos

Phil Spector, produtor dos Beatles que foi preso por assassinato, morre aos 81 anos

Phil Spector, produtor musical que revolucionou a música pop dos anos 1960 e acabou preso por assassinato, morreu neste sábado (16), disseram autoridades da prisão estadual da Califórnia neste domingo (17). Ele tinha 81 anos.

A causa da morte ainda será determinada por legistas, segundo um comunicado da instituição.

Lennon, que também recebeu a ajuda de Spector em seu clássico solo “Imagine”, o chamou de “o maior produtor musical de todos os tempos”

Spector foi condenado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson em 2003 em sua mansão semelhante a um castelo nos arredores de Los Angeles. Após um julgamento em 2009, ele foi condenado a 19 anos de prisão.

Clarkson, estrela de “Barbarian Queen” e outros filmes B, foi encontrado morto a tiros no foyer da mansão de Spector nas colinas com vista para Alhambra, uma modesta cidade suburbana nos arredores de Los Angeles.

Até a morte da atriz, que Spector afirmou ter sido um “suicídio acidental”, poucos residentes sabiam que a mansão pertencia ao produtor recluso, que passou os anos restantes em um hospital-prisão a leste de Stockton.

Décadas antes, Spector havia sido aclamado como um visionário por canalizar a ambição wagneriana para a canção de três minutos, criando a “Parede do Som” que mesclava harmonias vocais animadas com arranjos orquestrais luxuosos para produzir monumentos pop como “Da Doo Ron Ron” “Be My Baby” e “Ele é um rebelde”.

Ele foi o raro artista autoconsciente nos primeiros anos do rock e cultivou uma imagem de mistério e poder com seus tons escuros e expressão impassível.

Tom Wolfe o declarou o “primeiro magnata da adolescência”. Bruce Springsteen e Brian Wilson replicaram abertamente suas técnicas de gravação grandiosas e romantismo de olhos arregalados, e John Lennon o chamou de “o maior produtor musical de todos os tempos”.

O segredo de seu som: um ataque overdubbed de instrumentos, vocais e efeitos sonoros que mudaram a forma como os discos pop eram gravados. Ele chamou o resultado de “pequenas sinfonias para as crianças”.