fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Pesquisa apresenta resultado que mostra eficiência do cogumelo mágico como antidepressivo

Pesquisa apresenta resultado que mostra eficiência do cogumelo mágico como antidepressivo

Image
Fonte: Wikipedia Commons

Fonte: Wikipedia Commons

Uma pesquisa conduzida pela Compass Pathways descobriu que a psilocibina, substância que é princípio ativo responsável pelo poder alucinógeno de cogumelos mágicos, é segura e eficaz no tratamento da depressão. De acordo com um artigo publicado recentemente no Jama Psyquiatry, a psilocibina administrada concomitantemente a sessões de psicoterapia induziu efeitos antidepressivos grandes, rápidos e sustentados.

Realizada pela Compass Pathways, empresa de biotecnologia com sede em Londres, os estudos são feitos em 10 países. Em um deles, conduzido pela King’s College de Londres, 90 pessoas saudáveis foram divididas em 3 grupos distintos e fizeram uso da psilocibina em doses diferentes. Enquanto 2 desses grupos ingeriram doses de 10 miligramas e 25 miligramas, o último grupo recebeu apenas placebo. Ao fim, os resultados indicaram que os participantes que estiveram em contato com o alucinógeno apresentaram melhora no humor. Nenhum dos envolvidos na pesquisa sofreu efeitos colaterais sérios após consumir a psilocibina dos cogumelos mágicos.

De acordo com o artigo publicado no Jama Psyquiatry, os efeitos rápidos do uso da substância foram muito semelhantes aos relatados com a cetamina, mas os terapêuticos foram diferentes. Enquanto remédios conhecidos podem gerar efeitos que duram de alguns dias a 2 semanas, a resposta ao princípio ativo dos cogumelos mágicos persiste por, no mínimo, 4 semanas. E mais: 71% dos participantes seguiram mostrando resposta clinicamente significativa após 1 mês de acompanhamento.