fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Mosquitos geneticamente modificados serão usados para aplicar vacinas no EUA? Veja a reposta

Mosquitos geneticamente modificados serão usados para aplicar vacinas no EUA? Veja a reposta

Image
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Em grupos virtuais, algumas publicações chamam atenção para um projeto aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. No caso, o plano envolve soltar, no meio-ambiente, mosquitos geneticamente modificados, nos estados da Flórida e da Califórnia. Nas redes sociais, esse projeto está sendo associado a uma fala antiga do bilionário Bill Gates, fundador da empresa de tecnologia Microsoft.

São diferentes postagens, porém todas com legendas semelhantes. Uma das mensagens alega que “GATES QUER LIBERAR MOSQUITOS GENETICAMENTE  MODIFICADOS QUE LEVAM A VACINA. (SERINGAS VOADORAS)”. A base para a acusação é uma participação de Gates no programa TED Talk que ocorreu em 2009 no qual ele faz uma palestra sobre o uso de mosquitos geneticamente modificados. Juntas, as publicações já somam cerca de três mil visualizações. 

Trata-se de um projeto real, aprovado pela EPA, mas que nada tem a ver com as ditas “vacinas voadoras”. Ainda no começo de março, a agência aprovou a liberação de mais de dois bilhões de mosquitos machos com material genético alterado na Flórida e na Califórnia, após um programa piloto no ano passado em Florida Keys, que é um conjunto de ilhas no Sul do estado.

A Oxitec, empresa de biotecnologia que desenvolveu os mosquitos, diz que o objetivo do projeto é reduzir a transmissão de doenças nocivas, como dengue, Zika, febre amarela e chikungunya. No caso, os mosquitos Aedes aegypti machs são geneticamente modificados para que transmitam para sua descendência genes que fazer com que estes insetos não vivam por muito tempo. Os machos com esse gene modificado são soltos na natureza, para que acasalem com fêmeas selvagens.