Publicidade

Migração e ursos gera nova espécie hibrida

Postado em 05/06/2021 7:40

Corradox/Wikimedia Commons

Ursos polares estão acasalando com ursos pardos e uma nova espécie de urso híbrido nasceu. Chamado de urso-grolar, esse animal pode não ser dos mais belos da natureza, com um padrão bastante irregular de pelos, mas ao menos pode ajudar a conservar o DNA dos ameaçados ursos polares.

Há uma série de divergências sobre a origem dos grolares. Muito porque acasalamentos entre as duas espécies era uma possibilidade remota, pela diferença climática dos habitat deles. Mas mudanças climáticas transformaram o território de ambos, principalmente dos ursos polares, e os aproximou. O resultado é uma nova espécie mais resistente às mudanças climáticas e capaz de ocupar territórios com maiores diferenças de temperatura.

Recentemente, cientistas identificaram rotas de migração conjuntas de ursos polares e pardos, rumo ao norte do Alasca, outro indicador de uma espécie de aliança cooperadora entre as espécies. O urso-grolar foi classificado em 2006, após pesquisadores identificarem diversos deles na natureza, e agora foi tema de um estudo da paleontóloga Larisa DeSantis, da Universidade Vanderbilt, do Tennessee.

Advertisement

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!