fbpx
Pular para o conteúdo

Hoje é dia de Superlua Azul; saiba como observar

Image

Superlua ilumina o céu nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (30), os brasileiros poderão observar um espetáculo celeste: a Superlua Azul. O fenômeno ocorre quando a Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado de perigeu. Isso faz com que ela pareça maior e mais brilhante do que o normal.

A Superlua Azul não tem nada a ver com a cor do satélite natural, mas sim com a raridade de acontecer duas superluas em um mesmo mês. A expressão “once in a blue moon” significa algo muito raro em inglês. A última vez que isso ocorreu foi em agosto de 2023, quando tivemos a Superlua do Esturjão e a Superlua da Colheita.

Para apreciar o fenômeno, basta olhar para o céu assim que escurecer. A melhor hora para ver a Superlua é logo após o pôr do sol, quando ela está próxima do horizonte. Não é necessário nenhum equipamento especial, mas um binóculo ou uma câmera pode ajudar a ver os detalhes da superfície lunar.

A Superlua Azul é uma oportunidade única para admirar a beleza e a magia do nosso vizinho cósmico. Não perca essa chance!

Como observar?

Hoje, a Lua nascerá no momento do pôr do Sol, por volta das 17h40.

Dica 1: Quem tiver uma vista desobstruída poderá acompanhar o fenômeno.

É muito simples observar. Basta olhar para a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo, e encontrar a Lua próxima ao horizonte.

Dica 2: O melhor momento para observar a Lua é justamente a primeira hora após nascer, pois ela parece ainda maior, devido aos referenciais terrestres, como prédios e árvores, e pode apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), por causa da interação com a atmosfera.Continua após a publicidade