fbpx
Pular para o conteúdo

Evolução do consumo de mídia: a ascensão do streaming no Brasil

Image

Segundo o IBGE, em 2002, 31,1 milhões de brasileiros tinham serviço pago de streaming

Foto: Reprodução/internet

Streaming é a tecnologia instantânea que permite assistir a vídeos e escutar música sem a necessidade de download. Ou seja, a transmissão de dados de áudio ou vídeo é feita em tempo real do servidor para o dispositivo, como celular, notebook ou smart TV.

Nos último anos, o uso de plataformas de streaming cresceu muito no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 31,1 milhões de brasileiros tinham serviço pago de streaming, isso significa 43% dos domicílios com TV.

Nos dias 3 e 4 de abril, Belo Horizonte foi placo do Abramulti Streaming 2024, o evento contou com palestras de grandes nomes do setor de tecnologia. Neste ano, o cerne da proposta temática da Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti) é o streaming, por isso, esse foi o foco do evento.

O vice-presidente da Abramulti, Jony Cruz, falou sobre a escolha da temática: “São sempre escolhidos temas onde a internet interferiu de alguma forma e mudou a maneira de consumo. Este ano nós mostramos como era o cinema e a televisão antes da internet e no que se transformou pós internet”, explicou.

Ele ressalta que o streaming traz muitos benefícios para os consumidores. Segundo ele, o streaming dá condição das pessoas terem acesso a conteúdos variados de forma mais ampla e em várias plataformas diferentes, e isso aumenta o poder de acesso a conteúdos audiovisuais de uma forma geral.

Essa tecnologia também é vantajosa para as empresas que oferecem serviços de internet: “Com essa possibilidade do streaming e de ter acesso a esses conteúdos em qualquer lugar, os provedores de internet ganham a possibilidade de ofertarem novos serviços para o cliente, além da simples conexão de internet, isso é muito interessante, porque muda um pouco o negócio do provedor, que até então, era só de entregar internet”, comentou Jony.

O vice-presidente da Abramulti ressaltou ainda que, o streaming modifica várias meios. “Contribui não só para as produções de TV e Cinema, mas também para o rádio. Por exemplo, quando a gente fala em streaming voltado para o rádio, tem uma coisa muito interessante: hoje o que nós chamamos de podcast, nada mais é do que o que o rádio fazia antigamente”, acrescentou.

Por fim, Jony Cruz disse que acredita que o streaming veio pra ficar e para mudar nossa forma de consumo: “É um caminho sem volta. É algo que só tende a evoluir e a melhorar, tanto em tecnologia, quando em definição e qualidade de imagem.”

O post Evolução do consumo de mídia: a ascensão do streaming no Brasil apareceu primeiro em Portal AMIRT.