Dia das Mães: isolamento social mudou as relações entre mães e filhos - Portal MPA

Publicidade

Dia das Mães: isolamento social mudou as relações entre mães e filhos

Postado em 09/05/2021 11:17

Bebê Pés Pai Mãe Criança Pequena Dez Pés De Bebê

Pelo segundo ano seguido, o Dia das Mães será comemorado durante a pandemia da covid-19. Uma das datas mais importantes do calendário brasileiro, será novamente celebrado em casa ou em pequenas reuniões. E as mães, que na maioria dos casos são as que acumulam as tarefas domésticas e a criação dos filhos, passarão mais uma data celebrando e refletindo sobre esse período desafiador da história da humanidade. 

É o caso da secretária escolar Roberta Gerardi, mãe da Gabriela, de 7 anos e da Giovana, de 13 anos. Ela diz que vai passar a data com a mãe, de 70 anos, e com a tia, de 77 anos, mas as duas já tomaram a vacina contra a covid-19. 

Roberta disse que o período de isolamento tem sido de muito aprendizado e relembra o começo da fase. 

“No começo foi bem legal, a gente cozinhava juntas, inventava fazer um monte de coisa e foi bem divertido, como se fosse umas férias, mas de repente aquelas férias começaram a não ter fim, a rotina veio e teve uma fase bem complicada. A gente começa a perceber que tem muita diferença de pensamentos, idades e vem as divergências, mas aí a gente vai conversando, respirando fundo e com muito amor a gente vai resolvendo as coisas”. 

A secretária disse que a cozinha aproximou as três. “Essa parte da cozinha acabou juntando a gente e fazendo com que esse momento tão difícil ficasse um pouquinho mais suave. A cozinha que juntou a gente”, disse emocionada.

Roberta ficou apenas 30 dias em casa e depois teve que voltar a trabalhar presencialmente, e as crianças ficaram sob os cuidados da avó. Mesmo assim, sem poder ir a outros lugares e viajar, a convivência foi muito próxima e tudo mudou. 

“A rotina, as necessidades das crianças acabam sendo outras, e aí a gente vai vendo que elas são carentes, ao mesmo tempo que a gente está presente, estamos ausentes com a correria do dia a dia, mas esse isolamento fez com que a gente se aproximasse mais, então tudo mudou. Mas foi uma mudança para melhor, porque quando a gente tem amor e tem paciência, no final tudo dá certo”.

Para ela, manter o equilíbrio não é tarefa fácil, mas o amor de mãe – e muita paciência – ajudam a segurar os pontos de divergência que ocorrem depois de tanto tempo juntas. “É bem complicado manter o equilíbrio com uma criança de 7 anos e uma quase adolescente de 13 anos desesperada para sair da toca, mas a gente respira fundo, pede a Deus orientação e segue em frente. E pensar no amor, que é o maior de todos os sentimentos, no respeito mútuo e pensar que dias melhores vão vir e que tudo isso é um aprendizado para que a gente consiga evoluir”.

Relações afetadas

Dividir o mesmo espaço, mesmo com quem se ama, 24 horas por dia, não tem sido nada fácil. As famílias precisam de regras e paciência para não abalar a relação mães e filhos, já que a rotina dentro de casa, há mais de um ano, teve que ser refeita, como detalha o psicólogo Marcelo Alves, professor de psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

“A rotina teve que ser reinventada tendo em vista que você tem num mesmo espaço: escritório, lar, creche, escola, casamento, filhos, profissão. A rotina foi atravessada por inúmeros fatores, alguns externos, como o home office, então isso afeta a relação familiar, tendo em vista que às vezes a criança não entende que o pai e a mãe estão num escritório e a criança quer atenção mesmo tendo os pais ali”.

E em especial, a mulher acabou nesse momento tendo preocupações adicionais. “Levando-a a ter que se desdobrar e reinventar a rotina familiar”, disse o psicólogo. “Por um lado há uma aproximação muito grande. Agora a escola também está dentro de casa, e a mãe também tem que dar condições nesse sentido de dar uma saúde mental minimamente protegida, já que a criança perdeu muito seus espaços de brincar”.

A jornalista Rebeca Maria Paroli Makhoul, mãe do Thiago, de 6 anos, e do João Gabriel, de 10 anos, sabe da importância de prestar atenção nas questões emocionais de seus filhos. “Não está sendo fácil para ninguém, nem para as crianças, eles choram com mais facilidade, ficam tristes por não poderem brincar com os amigos, ir na casa deles, de não poder ir até a casa dos avós. Será o segundo dia das mães sem ver as avós. Eu me preocupo com as sequelas emocionais que essa pandemia deixará em todos nós, principalmente nas crianças. Sinto eles com muito medo e acredito que as crianças concretizam o medo, o medo do monstro, na realidade, deve ser o medo que nós, adultos, passamos para eles”.

Para amenizar, ela faz diferentes atividades com as crianças. “Para manter o equilíbrio emocional, procuro distraí-los, saio um pouco com eles para passear com o cachorro, fazemos algumas comidas especiais em casa, assistimos séries juntos e principalmente conversamos abertamente sobre todos os sentimentos deles. Não minto, mas tem coisas que acho que não precisam ser ditas para crianças”, disse Rebeca. 

Apesar dos desafios na relação, ela enfatiza que a possibilidade de ficar mais tempo com eles foi o melhor que poderia ter acontecido. “As mudanças positivas foram as leituras diárias em família, as brincadeiras em família que temos tempo para fazer e depois que isso tudo passar quero ter um tempo para manter isso também”.

“Nossa rotina mudou”, acrescenta. “Acordam mais tarde, dormem mais tarde, ficam mais tempo com eletrônicos. Mas não cobro muito deles, penso que vai ser algo que vai passar e quando percebo que realmente há um exagero, vou brincar com eles”.

Rotina evita estresse

O psicólogo Marcelo Alves orienta a ter muito diálogo e a determinação de uma rotina para manter o equilíbrio das relações nesse período, sem data para terminar. “Manter uma rotina ajuda muito nas relações porque diminui o estresse. As relações, para serem equilibradas, a gente tem que atender as necessidades que cada um apresenta, é um ponto importante a ser negociado, cada uma terá em um momento do dia necessidades que deverão ser atendidas, e essas necessidades deverão ser negociadas”. 

Marcelo Alves defende que a organização ajuda muito nas relações. “Negociar, discutir, e principalmente organizar, ajuda muito no equilíbrio das relações. Mas, lógico, percebendo um estresse mais elevado, uma ansiedade exagerada ou mesmo episódios melancólicos e depressivos deve-se pedir ajuda, ter atendimento, porque hoje você pode ter atendimento por profissionais da psicologia e da psiquiatria online, são coisas que também vão ajudar no equilíbrio das relações”, aconselha.

Como nossos pais 

Mesmo com tantas mudanças nas relações, o psicólogo aconselha aos adolescentes e às crianças a aproveitarem o momento. “É natural que você viva o seu mundo, e esse mundo tem que ser dividido com seus pais, mas procure entender que o seu mundo não será invadido, mas deverá ser repensado”, aconselha o especialista, que lembra que o adolescente ou mesmo a criança mais velha já vivem o isolamento no quarto e nas amizades. 

“Eu diria que, com a proximidade, curta mais o seu pai e a sua mãe, afinal de contas estamos passando por um momento que é muito dramático para muitas famílias. Talvez o adolescente e a criança mais velha não queiram ter contato com tudo isso que está acontecendo, mas saiba que a vida é finita e esse momento que está sendo propiciado de proximidade ele deve ser vivido”. 

Mas, para uma boa convivência, coisas do dia a dia precisam ser negociadas, aconselha. “Cozinhar juntos, fazer uma tarefa, jogar videogame juntos, divida um pouco do seu mundo com seus pais, mas também saiba estar e entender o mundo deles, principalmente o mundo da mãe que nesse momento tem dado conta de tantas coisas, saiba também olhar a preocupação que ela tem com você e as coisas do dia a dia”.

“Aproveite bem esse momento, apesar de dramático, não precisa ser triste, tendo que dividir espaços dentro da casa. Conflitos são inevitáveis, mas não permita que eles separem você de sua mãe num momento onde famílias foram separadas drasticamente [pela doença]”, finaliza o professor.

Edição: Fernando Fraga- Agencia Brasil 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

94 comments

  1. 158326 639166Top rated lad speeches and toasts, as nicely toasts. might quite effectively be supplied taken into consideration creating at the party consequently required to be just a little more cheeky, humorous with instructive on top of this. very best man speeches funny 939301

  2. I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this web site. Thanks , I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your site?

  3. Wonderful work! This is the type of info that should be shared around the internet. Shame on the search engines for not positioning this post higher! Come on over and visit my site . Thanks =)

  4. you have a great blog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  5. Hi, Neat post. There is a problem with your web site in internet explorer, would test this… IE still is the market leader and a good portion of people will miss your great writing due to this problem.

  6. I view something truly special in this site.

  7. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement? My website has a lot of exclusive content I’ve either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any ways to help reduce content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  8. Hello there, You’ve done an incredible job. I’ll certainly digg it and personally suggest to my friends. I am confident they’ll be benefited from this site.

  9. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  10. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely useful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other users like its aided me. Good job.

  11. Some really excellent articles on this site, appreciate it for contribution. “Careful. We don’t want to learn from this.” by Bill Watterson.

  12. This is a topic close to my heart cheers, where are your contact details though?

  13. betflix joker disse:

    Yeah bookmaking this wasn’t a risky conclusion great post! .

  14. Great ?V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task..

  15. I view something really special in this web site.

  16. 256669 646261dress shops that offer discounts are really common in our location and i always shop at them,. 493061

  17. Some genuinely great info , Sword lily I found this. “Without discipline, there’s no life at all.” by Katharine Hepburn.

  18. As a Newbie, I am constantly exploring online for articles that can help me. Thank you

  19. I really appreciate this post. I?¦ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again

  20. There is clearly a bundle to identify about this. I consider you made some nice points in features also.

  21. 统计代写 disse:

    Hello there! Would you mind if I share your blog with my twitter group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks

  22. Terrific work! This is the type of info that should be shared around the internet. Shame on the search engines for not positioning this post higher! Come on over and visit my website . Thanks =)

  23. 统计代写 disse:

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  24. latex disse:

    It is really a great and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

  25. latex disse:

    I have recently started a web site, the info you provide on this website has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work.

  26. 物理代写 disse:

    Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

  27. Appreciate it for this tremendous post, I am glad I discovered this website on yahoo.

  28. I’m still learning from you, as I’m trying to achieve my goals. I definitely love reading all that is posted on your blog.Keep the stories coming. I enjoyed it!

  29. My spouse and I stumbled over here by a different web address and thought I may as well check things out. I like what I see so i am just following you. Look forward to looking over your web page repeatedly.

  30. 物理代写 disse:

    You can definitely see your enthusiasm in the work you write. The arena hopes for more passionate writers such as you who are not afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

  31. 物理代写 disse:

    Fantastic goods from you, man. I’ve consider your stuff prior to and you are just extremely magnificent. I really like what you have obtained right here, really like what you are saying and the best way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to stay it sensible. I cant wait to learn much more from you. This is actually a terrific web site.

  32. ufa108s disse:

    It?¦s really a cool and useful piece of information. I am satisfied that you just shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  33. Hello! I’ve been reading your weblog for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Tx! Just wanted to say keep up the excellent job!

  34. ufa108 disse:

    Thank you, I have just been looking for info about this subject for ages and yours is the greatest I’ve discovered till now. But, what about the conclusion? Are you sure about the source?

  35. ufa108s.com disse:

    Very interesting details you have mentioned, thankyou for posting.

  36. ufa108 disse:

    Some truly nice and useful info on this internet site, as well I think the layout contains great features.

  37. ufa108s.com disse:

    I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoying every little bit of it I have you bookmarked to check out new stuff you post…

  38. ufa108s disse:

    I’d must verify with you here. Which isn’t something I normally do! I enjoy reading a put up that will make folks think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

  39. math代写 disse:

    Thanks for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such excellent info being shared freely out there.

  40. ufa108s.com disse:

    I truly enjoy looking through on this web site, it has excellent blog posts. “Beware lest in your anxiety to avoid war you obtain a master.” by Demosthenes.

  41. 108s disse:

    Glad to be one of many visitors on this awesome site : D.

  42. You can definitely see your expertise within the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe. Always go after your heart.

  43. 数学代写 disse:

    I’m still learning from you, but I’m making my way to the top as well. I certainly liked reading everything that is posted on your site.Keep the aarticles coming. I liked it!

  44. 数学代写 disse:

    I am writing to make you be aware of of the notable discovery my friend’s princess went through visiting your web page. She figured out a good number of issues, most notably what it is like to have a marvelous helping heart to make folks clearly understand a number of grueling issues. You undoubtedly did more than readers’ desires. Thanks for delivering these warm and helpful, safe, informative and even easy guidance on the topic to Janet.

  45. Sweet internet site, super layout, real clean and utilise friendly.

  46. math代写 disse:

    Magnificent site. Lots of useful info here. I am sending it to some friends ans also sharing in delicious. And naturally, thank you for your sweat!

  47. A formidable share, I simply given this onto a colleague who was doing a bit analysis on this. And he actually bought me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! But yeah Thnkx for spending the time to debate this, I really feel strongly about it and love studying extra on this topic. If possible, as you grow to be expertise, would you mind updating your weblog with more details? It is extremely useful for me. Large thumb up for this weblog put up!

  48. 数学代写 disse:

    Hiya very cool site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I’m happy to find so many helpful info right here within the post, we need develop more strategies in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  49. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this website with my Facebook group. Talk soon!

  50. Its like you learn my thoughts! You appear to know a lot about this, like you wrote the guide in it or something. I believe that you can do with some to power the message house a bit, but instead of that, this is wonderful blog. An excellent read. I will certainly be back.

  51. mm88bet disse:

    I truly appreciate this post. I have been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thank you again!

  52. 738212 634354As soon as I discovered this website I went on reddit to share some of the adore with them. 227802

  53. incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  54. Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  55. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  56. demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  57. fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  58. Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  59. fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  60. fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  61. fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  62. fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  63. incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  64. megaflix disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  65. series online disse:

    Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  66. megaflixhd disse:

    Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  67. series online disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  68. megaflixtv disse:

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  69. demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  70. series online disse:

    demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  71. series online disse:

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  72. megaflixtv disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  73. Series Online disse:

    fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  74. Series Online disse:

    fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  75. Series Online disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  76. Series Online disse:

    Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  77. Series Online disse:

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  78. frol pwecerit disse:

    I have read a few good stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you place to make this sort of fantastic informative web site.

  79. frolpwecerit disse:

    Normally I do not read article on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite nice article.

  80. frol pwecerit disse:

    Hi, i think that i saw you visited my website thus i came to “return the favor”.I am attempting to find things to improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  81. frolpwecerit disse:

    Wow! Thank you! I continuously needed to write on my blog something like that. Can I include a fragment of your post to my site?

  82. frolpwecerit disse:

    I’ve read several good stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to create such a great informative website.

  83. frolpwecerit disse:

    I respect your piece of work, regards for all the informative articles.

  84. frol pwecerit disse:

    Thanks for any other excellent post. Where else could anyone get that type of info in such a perfect manner of writing? I’ve a presentation next week, and I’m at the search for such info.

  85. frol pwecerit disse:

    I went over this internet site and I believe you have a lot of fantastic information, bookmarked (:.

  86. frolpwecerit disse:

    I am impressed with this web site, real I am a fan.

  87. frolpwecerit disse:

    Your place is valueble for me. Thanks!…

  88. frol pwecerit disse:

    It’s really a great and helpful piece of info. I’m glad that you shared this useful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  89. frolpwecerit disse:

    I have learn some good stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you place to create the sort of excellent informative web site.

  90. frol pwecerit disse:

    I really enjoy looking at on this site, it holds excellent articles.

  91. frolpwecerit disse:

    Thank you for sharing excellent informations. Your site is so cool. I’m impressed by the details that you’ve on this website. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and just couldn’t come across. What a perfect website.

  92. frol pwecerit disse:

    Generally I don’t read article on blogs, but I wish to say that this write-up very pressured me to try and do it! Your writing style has been surprised me. Thank you, very great article.

  93. frolpwecerit disse:

    My brother suggested I may like this website. He was once entirely right. This put up actually made my day. You can not believe simply how so much time I had spent for this information! Thank you!

  94. frolpwecerit disse:

    obviously like your web-site however you need to take a look at the spelling on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I in finding it very bothersome to inform the truth on the other hand I will certainly come again again.

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
%d blogueiros gostam disto: