fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Cientistas usam rede social para preservar cigarras em fenômeno de invasão das cidades

Cientistas usam rede social para preservar cigarras em fenômeno de invasão das cidades

Image
Reprodução/Twitter/@Arccitius

Reprodução/Twitter/@Arccitius

Após 17 anos de uma intensa vida subterrânea, as cigarras da Ninhada X emergiram no leste dos Estados Unidos, para acasalarem como se não houvesse amanhã, experimentarem os desprazeres da vida adulta por um mês e depois morrerem, garantindo que mais uma ninhada vá para a terra logo depois.

Durante esse período, elas cantam. Muito alto. Também procuram parceiros em jardins e servem de alimento para os entusiastas de dietas com insetos. Nas redes sociais, elas se tornaram estrelas, mostrando a uma nova geração que a tal invasão de cigarras não é papo de cientistas, mas um evento real, que faz barulhos muito reais.

Especialistas foram rápidos para avisar sobre o que significa lidar com essa tropa de insetos, desesperados para ter filhos. Elas não machucam ninguém, não destroem plantas e vão embora muito rápido. E fazem barulho, nunca é demais ressaltar sons de mais de 100 decibéis, o mesmo que uma britadeira.

Mas, em nossa Sociedade do Espetáculo, registrar a aparição de um evento que logo irá se encerrar parece algo perfeito. E assim temos centenas de fotos das cigarras. E são belas fotos, ninguém vai negar.