fbpx
Pular para o conteúdo

Cientistas descobrem molécula que pode curar a asma

Image
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Uma pesquisa irlandesa pode resolver o problema de mais de 235 milhões de pessoas  segundo dados da OMS que sofrem com Asma no mundo. Cientistas da Escola de Bioquímica e Imunologia do Trinity Biomedical Sciences Institute (TBSI) descobriram uma molécula anti-inflamatória que pode tratar a asma, até mesmo daquelas pessoas com sintomas mais graves.

O principal investigador da pesquisa é o professor Luke O’Neill. Ele contou que a molécula é produzida naturalmente em nosso corpo e pode acabar com eventos asmáticos. “Descobrimos que uma molécula feita por nossos próprios corpos, chamada Itaconate, pode suprimir os principais eventos que promovem a asma, tendo como alvo uma importante proteína imunológica chamada JAK1. Ao desligar o JAK1, mostramos uma eficácia notável em modelos de asma baseados em laboratório”, explica.

Segundo o professor, a proteína JAK1 é importante na condução da resposta imune do nosso corpo. Só que em alguns casos, essa proteína causa uma reação exagerada, que leva à estimulação excessiva de macrófagos, que são células de defesa que percorrem o corpo à procura de intrusos. Sendo assim, essa estimulação excessiva causa inflamação e é problemática em um conjunto de condições, como a asma.

A principal autora da pesquisa, Marah Runtsch, acredita que há grandes chances de o instituto desenvolver boas terapias a partir da itaconate, com a função de bloquar a JAK1. Vamos ficar, do lado de cá, na torcida para que as pesquisas evoluam e um tratamento efetivo chegue logo aos pacientes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x