fbpx
Pular para o conteúdo

Bolas laranjas em fios elétricos para que servem? Descubra na reportagem

Image
Foto: Segredos do Mundo

Foto: Segredos do Mundo

Quem já viajou de carro por rodovias do Brasil, provavelmente já se deparou com algumas bolas laranjas nos fios elétricos que cortam o céu. Chamadas de esferas de sinalização diurna, elas estão ali por uma função específica e, inclusive, obrigatória.

Parecidas com bolas de basquete, essas esferas são instaladas nas redes de alta tensão para sinalizar os cabos. Dessa maneira, aviões e helicópteros que trafegam pelo local conseguem perceber a presença dos fios e evitar acidentes.

A instalação das esferas nos cabos é obrigatória e está prevista nas normas para o setor elétrico de todo o país, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Primeiramente, as esferas de sinalização diurna deve ser instaladas em cabos de torres de transmissão que ficam em áreas onde há ocorrência de aviões e helicópteros.

Uma vez que não é possível tornar os cabos visíveis a partir de outras técnicas, como pintura, por exemplo, as bolas cumprem a função de alerta. Elas podem ser fixadas no cabo para-raios, no condutor de maior altura ou em ambos, dependendo do caso. Além disso, também são colocadas em cabos que atravessam cânions, rios, lagos e vales. A função de alerta também explica porque elas são tão grandes e possuem uma cor chamativa, perceptíveis com facilidade.