fbpx
Pular para o conteúdo

Alimentos que despertam a vontade de comer mais!

Image

Confira os alimentos que despertam a fome.

Glutamato Monossódico

O glutamato monossódico é um aditivo alimentar muito utilizado para realçar o sabor de alimentos doces, salgados, azedos e amargos. Conhecido como o “quinto sabor”, ele está presente em diversos alimentos, como batata frita e carne processada.

Leia mais: 5 hábitos alimentares bem estranhos do Rei Charles III

Esse ingrediente estimula o pâncreas a produzir mais insulina, o que acaba aumentando a sensação de fome. Vale ressaltar que o glutamato monossódico também ocorre naturalmente em alimentos como presunto, queijo, nozes e leite, mas é a forma adicionada que pode trazer mais danos à saúde.

Estudos associam o consumo excessivo de glutamato a problemas como diabetes e obesidade.

Farinhas refinadas

As farinhas refinadas passam por um processo de refinamento que remove componentes importantes, como vitaminas, minerais e fibras alimentares, visando prolongar a vida útil dos produtos.

Esse processo faz com que os níveis de insulina aumentem rapidamente após o consumo de alimentos feitos com farinha refinada, como pastéis, pães e macarrão. Esse rápido aumento da glicose no sangue é responsável pela intensa sensação de fome que muitas pessoas experimentam após comer esses alimentos.

Açúcar refinado

O açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, tem um efeito semelhante ao das farinhas refinadas. Ele causa um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue, seguido de uma queda brusca, intensificando assim o desejo por mais açúcar.

Esse ciclo vicioso pode ser comparado ao vício em drogas, pois o consumo de açúcar desencadeia a liberação de dopamina, gerando uma sensação de energia e prazer no corpo.

Glúten

Segundo Amy Shah, o glúten, uma proteína encontrada em alimentos processados feitos com trigo, como pão branco, pode aumentar a sensação de fome em algumas pessoas. Além disso, em certos indivíduos, o glúten pode causar inflamação devido às suas propriedades semelhantes ao açúcar refinado, podendo também irritar o intestino.

Se você suspeita que o glúten possa estar afetando sua saúde, experimentar uma dieta livre de glúten por um mês pode ajudar a identificar possíveis mudanças positivas em seu corpo.