Conheça os gaúchos que ganharam destaque no cenário sertanejo local

Postado em 28/01/2020 13:15

Gênero responsável por cerca de 80% das músicas mais tocadas no país, segundo levantamento de 18 de janeiro da Crowley*, o sertanejo não começou a dominar o mercado nacional ontem. Isso vem desde a década passada, quando nomes, como Victor & Leo e Michel Teló, estouraram. Na mesma época, o gênero enfrentava dificuldades de penetrar no mercado gaúcho que prestigia seus artistas nativistas. Mas, nos últimos anos, o sertanejo nacional não tomou conhecimento de fronteiras e passou a figurar na ponta das canções mais tocadas por aqui também, lotando shows. Por ironia, na contramão do movimento, os sertanejos locais peleavam para brilhar nos palcos dos próprios pagos.

Foi então que, em 2019, gaúchos, como Rodrigo Ferrari, Eh Expresso e Sandro & Cícero, começaram a colher os louros de anos de batalha e de investimento em composições autorais, ganhando destaque no mercado local. Eles passaram a mostrar que o Rio Grande do Sul produz, sim, muito sertanejo de qualidade.

Entenda o que levou à mudança de cenário, o que dizem os artistas daqui sobre o momento e o que pensa a respeito um ícone do tradicionalismo.

* Crowley é a empresa que monitora a execução das faixas em rádios em todo o país.

Identidade própria: é raiz!
Sertanejo de destaque dos últimos anos, integrante habitual das listas de canções mais tocadas nas empresas que monitoram as faixas mais executadas nas rádios, como a Crowley, Rodrigo Ferrari, com oito anos de carreira, afirma que os sertanejos locais tentam seu espaço em bares e casas noturnas há muito tempo. Porém, na avaliação dele, o crescimento dos artistas gaúchos tem ocorrido, principalmente, por focarem suas apostas em produções suas.

Divulgação / Produção/Rodrigo Ferrari
Rodrigo celebra o bom momento de quem faz música autoral

— Antes, os artistas daqui cantavam músicas de outros. De uns anos pra cá, começaram a investir mais em músicas próprias. Com canções autorais, passaram a ter suas identidades e, com isso, conquistaram espaço na grande mídia e nos grandes shows.

Fonte: GAÚCHAZH

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!